Listas de Candidatos Admitidos - 2024/2025 (Pré Escolar e 1ºAno)
Informamos que as listas das crianças/alunos admitidos para o Pré Escolar e 1º Ano já se encontram afixadas na Escola Secundária António Damásio.
Informamos que as listas das crianças/alunos admitidos para o Pré Escolar e 1º Ano já se encontram afixadas na Escola Secundária António Damásio.
Publicamos o comunicado do Ministério da Educação, Ciência e Inovação relativamente ao prazo para renovação das matrículas.
É com grande entusiasmo que apresentamos o nosso projeto SABER MAIS – Academia de Tempos Livres, destinado a alunos do segundo e terceiro ciclos da Escola Básica dos Olivais. Este programa visa maximizar o aproveitamento do tempo fora do horário letivo, oferecendo um serviço de apoio e desenvolvimento contínuo até às 18.30h.
Publicamos a informação sobre a Devolução dos Manuais Escolares dos Alunos da Escola Básica dos Olivais.
Publicamos a informação sobre a Devolução dos Manuais Escolares dos Alunos da Escola Secundária António Damásio.
Publicamos a informação sobre a devolução do KIT Escola Digital para os alunos que terminaram o 4º, o 9º ou o 12º ano e/ou transferidos de Agrupamento.
Publicamos todas as informações sobre a reutilização dos Manuais Escolares para o 1º Ciclo do Ensino Básico.
Publicamos o documento sobre a renovação da matrícula, para o ano letivo 2024/2025.
Ontem conseguimos doar 111 cadernos de atividades, sobretudo a alunos que vão para o 9.° ano, os quais também entregaram os seus cadernos de atividades que serão doados, maioritariamente hoje, a alunos que ingressarão no 8.° ano.
A quem ainda não foi possível entregar os cadernos de atividades, mas que tenha essa intenção, poderá fazê-lo durante a tarde de hoje, ou na próxima semana, no horário da entrega dos manuais escolares.
De referir que temos conhecimento que há alunos a ingressar o 9.° ano, que não o tendo feito ontem, têm interesse em adquirir os referidos cadernos de atividades e, de momento, já temos muito poucos.
Na segunda e terça-feira, os alunos do 10.° ano irão entregar os manuais e, esperando que tenham tido conhecimento desta iniciativa, também eles entreguem os cadernos de atividades, pelo que posteriormente daremos novidades para que os que ingressam no 10.° ano, possam adquirir cadernos. Não sabemos se teremos a mesma adesão que se tem sentido no terceiro ciclo, mas logo se verá...
Um bem-haja a todos os que contribuíram ou que irão contribuir e que estão a tornar esta iniciativa um verdadeiro sucesso.
No dia 13 de maio a Academia Ponto verde esteve na Escola Secundária António Damásio, para promover o tema "Reciclar é na Boa".
No sentido de dar continuidade à importantíssima tarefa de educar para que o planeta tenha futuro, vimos por este meio informar que a ESAD pretende reutilizar, para reduzir e diminuir a necessidade de reciclar. E, como nos propomos fazê-lo?
A todos os que pretendem ajudar o planeta (e o futuro dos nossos descendentes) solicitamos a doação de materiais escolares que não façam falta, materiais que já não sejam de interesse para o ano letivo seguinte, sobretudo, os *cadernos de atividades* que praticamente não são usados, acabando muitas vezes, por ter por destino a reciclagem ou o lixo (no caso dos mais descuidados), levando ao abate de imensas árvores, desnecessariamente, fundamentais para o "pulmão do nosso planeta" tudo o que possamos fazer para protegê-las passará, pois, por evitar, em toda a linha, o desperdício de papel.
Também os *materiais de Educação Visual e Educação Tecnológica* são materiais que, findo o ano letivo, se eternizam, nas casas de todos, sem utilização superveniente em muitos casos.
Ainda, as *batas de laboratório*, as *calculadoras*, sejam de que tipo forem, as *sebentas de preparação para os exames*, as *sapatilhas de ginástica* que já não cabem nos pés, as *mochilas* que deixaram de usar, todos estes materiais poderão ter um novo herdeiro que lhes dará a merecida e continuada vida.
A doação destes materiais, ajudará a uma diminuição de despesas, bastante significativa conseguindo-se, por via dela, a sua REUTILIZAÇÃO ativa.
Pedimos, pois, que tenham presente que os materiais a entregar destinar-se-ão a ser entregues, para utilização, a outros alunos, pelo que, deverão poder servir esse propósito.
Assim, nas datas já anunciadas para a receção dos manuais escolares, estamos de portas abertas para receber todos os materiais que possam ser reutilizados pelos alunos.
Paralelamente, dentro dos mesmos horários, pais e alunos poderão levar consigo os materiais, entretanto doados, que considerem necessários para o próximo ano letivo.
Nota: a recolha e escolha de materiais a utilizar será realizada na sala 31.
Carla Mourão
No âmbito da disciplina de Geometria Descritva-A, os alunos das turmas 11ºC e 11ºI desenvolveram um projeto intitulado: “Sólidos Compostos Criativos”, tomando como ponto de partida o estudo e a representação de formas tridimensionais compostas em perspetiva axonométrica ortogonal ou clinogonal, de acordo com as Aprendizagens Essenciais do 11º ano da disciplina de Geometria Descritiva-A.
É de referir que este tema de estudo corresponde igualmente ao item número 5 do exame nacional desta disciplina.
O objetivo final do exercício proposto foi a tradução volumétrica de uma forma tridimensional anteriormente estudada e representada num suporte a duas dimensões, agora com a possibilidade de se poder intervir criativamente na escolha dos materiais, das cores, dos padrões/texturas, permitindo acrescentar um sentido decorativo às peças construídas, e simular formas reais ou imaginárias ao gosto dos alunos.
Os alunos das duas turmas participantes foram divididos em grupos de dois.
Na fase inicial, cada grupo, após a escolha do sólido composto, procedeu ao estudo e à representação rigorosa da planificação de cada um dos sólidos, à escala de 2:1, ou seja, o dobro da dimensão definida nos dados do enunciado original do exercício.
Na fase seguinte, após o recorte, dobragem e colagem do sólido composto, foram acrescentados alguns casos pormenores decorativos.
Os alunos aderiram com entusiasmo e mostraram-se empenhados durante as várias fases do projeto, estando por isso de parabéns.
O trabalho final encontra-se exposto no átrio principal da escola sede do agrupamento durante a última quinzena do mês de julho.
Disciplina: Geometria Descritiva-A
Turmas envolvidas: 11ºC e 11ºI
Profª. Virgínia Pereira
Os professores Carla Mourão, José Paulo Ferreira, Manuela Costa e Nuno Caratão planearam e organizaram com bastante detalhe e gestão, uma viagem para alunos do 10.° ano com destino a Barcelona, com a certeza de que se confirmaria, mais uma vez, que as aprendizagens dos nossos jovens alunos podem acontecer fora dos muros da escola e, sobretudo, de uma forma muito eclética e multilateral.
No passado domingo, dia 9 de junho, 44 alunos do 10.° ano partiram de autocarro para Barcelona na companhia dos referidos professores e regressaram no dia 14, sexta-feira.
Os alunos auferiram de uma viagem muitíssimo rica a nível cultural, com uma visita guiada de autocarro, onde observaram e aprenderam sobre a arte, sua evolução e detalhes históricos da cidade. Assim, para além de toda a arte que a magnífica cidade nos oferece em variadíssimos monumentos, nas suas fachadas exteriores, ainda tiveram o privilégio de conhecer em pormenor, com visita guiada à Sagrada Família e ao Parque Güell. Realizaram a experiência 4D do Gaudí, a visita ao Museu Picasso, à Fundação Miró, a Casa Batló, exploraram as Ramblas e o seu fantástico Mercado de la Boqueria, algumas ruas do Bairro Gótico, e a praça e Catedral de Barcelona.
Para refrescar e conviver, mergulharam na Piscina Municipal, onde se realizaram as provas de Saltos para a Água, nos Jogos Olímpicos de 1992, deslumbrando-se, em simultâneo, com uma maravilhosa vista panorâmica da cidade de Barcelona.
Esta visita terminou com um dia muitíssimo bem passado, cheio de aventura e adrenalina, nas diversões do PortAventura, terminando com uma experiência única no Parque Ferrari, onde alguns dos corajosos alunos e professores experienciaram algo idêntico a andar num carro Ferrari de competição, com uma aceleração dos 0 aos 180Kms por hora, em 5 segundos, passando por uma inclinação vertical de 112 metros de altura, sendo a montanha russa mais alta e mais rápida da Europa.
Os alunos regressaram a casa mais autónomos, mais cultos e conhecedores da cidade de Barcelona, bastante felizes e, sobretudo, muito mais unidos, pelo que os objetivos se consideram totalmente alcançados, de tal forma que já se perspetivam novas aventuras... Surpresa...
Promover hábitos posturais saudáveis e preventivos de lesões musculoesqueléticas (LME) em estudantes do 5º ano da Escola Básica dos Olivais, foram os principais objetivos que motivaram a implementação deste projeto de educação postural, no decorrer do Ano Letivo 2023/24.
Nascido em âmbito académico e em inter-relação com a equipa de Saúde Escolar da área de abrangência, contou com a realização de várias intervenções na comunidade escolar, como: sessões de educação para a saúde dirigida aos estudantes e aos EE; sessão assíncrona para a capacitação de docentes em hábitos posturais saudáveis na escola; cartaz ilustrativo dos 10 exercícios de alongamento e prevenção de LME para exposição nas salas de aulas e oferta de marcadores de livro para os estudantes com o reforço dos conteúdos educativos - postura correta na posição de sentado e o peso recomendado para a mochila escolar.
De salientar que todos os estudantes das 5 turmas de 5º ano e respetivos EE usufruíram destes recursos educativos. Para a etapa da recolha de dados, a amostra restringiu-se aos 57 estudantes com Consentimento Informado assinado e que, no momento, aceitaram participar no estudo, para as avaliações/monitorizações dos indicadores em análise.
Destacamos a obtenção de ganhos em saúde, quanto ao correto ajuste da mochila, correta arrumação dos materiais escolares na mochila e à adoção de posturas corretas na posição de sentado, durante o início da aula.
Quanto ao peso das mochilas, os valores obtidos antes da intervenção, comparativamente aos registados após a intervenção, revelaram um maior número de estudantes com a mochila com peso superior a 10% relativamente ao seu peso corporal. No entanto, verificámos a diminuição do peso médio dos materiais extra-escolares que os estudantes transportam na mochila.
Foram ainda obtidos dados importantes de identificação de necessidades, que poderão desencadear articulações futuras com entidades tutelares e/ou parceiras, no sentido da melhoria e adequação das condições/recursos físicos da Escola, em virtude da promoção de hábitos posturais saudáveis e preventivos de LME, nomeadamente com a aquisição de apoios de pés, cacifos, mobiliário escolar mais ajustado às referencias antropométricas do crescimento corporal das crianças, entre outros.
Deixamos a TOD@S os envolvidos na efetivação deste projeto um grande agradecimento pela chegada a bom porto, através de um percurso satisfatório e promotor da literacia em saúde individual e coletiva.
Agradecimentos:
Dr.ª Ana Cristina Santos – Coordenadora do Projeto de Promoção e de Educação para a Saúde do AESMO
Sr.ª Professora Fátima Caetano – Coordenadora do Projeto de Promoção e de Educação para a Saúde da EBO
Diogo Araújo – Estagiário de psicologia
Sr.ª Dr.ª Jesuína Pereira – Ex-Diretora do AESMO
Ver o cartaz com os 10 Exercícios de alongamento e prevenção de LME
Os alunos do 9º ano realizaram no dia 28 de maio uma da visita de estudo à baixa da cidade de Lisboa, de modo a realizar o percurso didático e histórico do “25 de Abril de 1974”.
Os discentes puderam assim conhecer os principais locais que marcaram a revolução de mudança de regime, observando in loco o Largo do Carmo, a antiga sede da PIDE e o Terreiro do Paço.
No Largo do Carmo visitaram, ainda, o Museu do Quartel da GNR do Carmo, onde observaram diferentes pontos da história da GNR, com destaque para os acontecimentos do dia 25 de abril 1974 que ali ocorreram.
No passado dia 29 de maio de 2024 celebrou-se o Dia das Línguas, no âmbito das disciplinas de Espanhol, Francês e Inglês. No auditório da escola secundária António Damásio, os alunos das turmas 8.ºG, 8.ºH, 10.ºC e 10.ºD, apresentaram projetos/atividades desenvolvidos em aula e canções em língua inglesa. Os alunos do 8.º e 9.º anos realizaram ainda alguns kahoots sobre vários conteúdos programáticos ao longo dessa semana. Os alunos do 7.º ano realizaram "sopas de letras" com vocabulário em Francês, as quais foram deixadas na biblioteca e na sala de estudo.
Durante os intervalos assistiu-se a momentos musicais interpretados pela banda dirigida pelo aluno Manuel Costa e composta por alunos do 11.ºO e 11.ºJ. No auditório da escola secundária António Damásio, durante o turno da tarde, foi visionado o filme “Mona Lisa Smile”, de Mike Newell.
A exposição de trabalhos realizados pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Espanhol, Francês e Inglês, decorreu de 29 de maio a 6 de junho.
Com estas atividades pretendeu-se desenvolver competências linguísticas e comunicativas no âmbito das três línguas, bem como, contribuir para o desenvolvimento social e cultural dos alunos.
Os professores responsáveis agradecem a participação dos alunos e da comunidade educativa em geral, por terem participado e contribuído para a celebração do “Dia das Línguas”.
Gracias!! Merci!! Thank you!! Danke!!
Os alunos do 8º G da Escola Secundária António Damásio participaram numa enriquecedora atividade de campo na Mata dos Medos, situada na Costa da Caparica. Este evento, realizado no dia 7 de junho, teve como objetivo proporcionar uma experiência educativa prática sobre a biodiversidade e a importância da preservação ambiental.
A Mata dos Medos, uma área protegida conhecida pela sua vegetação densa e diversidade de fauna e flora, serviu como o cenário ideal para que os alunos pudessem aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Acompanhados por professores de Ciências Naturais e Educação Visual, os alunos tiveram a oportunidade de explorar ecossistemas locais, identificar espécies nativas e entender a dinâmica dos processos ecológicos.
Durante o trabalho de campo, os alunos participaram de várias atividades práticas, incluindo:
Encontram-se expostos trabalhos realizados pelos alunos das turmas 7ºF, 7ºG e 7ºH na disciplina de Geografia.
Os alunos usaram a sua criatividade para criarem rosas dos ventos utilizando materiais à sua escolha. Conceberam também trabalhos relacionados com as características físicas dos continentes, tema relacionado com a Geografia Física.
Os alunos estão de parabéns pela criatividade e originalidade na criação das rosas dos ventos e pela pesquisa científica e empenho na realização dos trabalhos sobre os continentes.
A Prof. responsável – Beatriz Almeida