Há livros...

No dia 14 de junho às 13 horas, foi inaugurado o Museu de Física e Química da ESAD.
Este espaço situa-se entre o Laboratório de Química 2 (LQ2) e o Laboratório Polivalente (LPV) e conta com uma pequena coleção de equipamentos e materiais utilizados há alguns anos nas aulas de Física e de Química, nomeadamente nas suas vertentes experimentais.
A maior parte dos objetos em exposição era património das escolas secundárias Herculano de Carvalho e Vitorino Nemésio. Alguns foram recuperados, todos foram estudados e identificados, de modo a constituir um pequeno acervo e um foco de interesse a quem visita este local.
As docentes responsáveis por este projeto, já em construção desde cerca de 2019, agradecem à anterior e atual Direção, por terem acarinhado esta ideia e, assim, contribuído para a sua implementação.
Professora Lourdes Sabino
Professora Ana Bela CovãoNo âmbito Projecto de Iniciação à Programação, os alunos do 4º ano do AESMO participaram no concurso "A Criar com Scratch! 2023", com o tema "Da luz à gravidade: como se estuda o Universo?"
Os alunos investigaram, pesquisaram, escreveram, desenharam, planearam, construíram e programaram jogos e animações.
A equipa SA-4A-12, da Escola Básica Sarah Afonso, constituída pelos alunos Francisca e Salvador foi distinguida com o Segundo Lugar, os quais estiveram muito bem na apresentação do projeto desenvolvido, num grande momento de partilha e aprendizagem conjunta, na Cerimónia de Entrega de Prémios, realizada no evento “Scratch Day”, que aconteceu na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, no passado dia 20 de maio de 2023.
Todos os alunos estão de parabéns! Agradecemos a toda a equipa do projeto, em especial às professoras Ana Paula Bailote e Vera Espírito Santo, pais e famílias, passando pela direção do agrupamento e dos estabelecimentos, da Escola Básica Alice Vieira, da Escola Básica Manuel Teixeira Gomes e da Escola Básica Sarah Afonso, que contribuíram, para a dinamização de vários Projetos Interdisciplinares no 1º Ciclo, durante este ano lectivo de 2022/23.
Clique aqui para ver os vídeos dos projetos e nos seguintes links dos trabalhos partilhados, que foram a concurso, em linguagem de programação Scratch, clicando posteriormente na bandeira verde, em:
https://scratch.mit.edu/projects/832778239
https://scratch.mit.edu/projects/832778105
Uma boa saúde mental é condição fundamental para uma vida plena das crianças, jovens e adultos. Conscientes desta importância, a Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social, em colaboração com a Z Zurich Foundation e a Universidade de Coimbra (UpC3 - Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental), tem vindo a implementar nas escolas portuguesas, incluindo no Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais, o projeto “POR TI -Programa de promoção da saúde mental nas escolas”.
Este projeto pretende promover a saúde mental e prevenir comportamentos de risco em alunos, famílias, professores e assistentes operacionais e já foram realizadas ações de sensibilização para os sinais de alerta, dirigidas aos nossos alunos do 3º ciclo. Neste momento, estamos a organizar a sessão para respetivas Famílias, que vai decorrer no dia 6 de junho (3ªF), entre as 18h e as 20h, no auditório da Escola Secundária António Damásio.
Convidamo-lo a participar nesta sessão e poderá fazer a sua inscrição aqui: https://forms.office.com/e/ncnjSAXytd
Na passada semana, entre os dias 8 e 12 de maio, o Clube Europeu, “Os Damásios na Europa”, sob a coordenação da professora Cristina Rodrigues e para a celebração do Dia da Europa (dia 9 de maio), celebração que ocorre anualmente, onde são destacados os valores fundamentais da União Europeia, como a paz, a democracia, a solidariedade e a diversidade cultural, foram convidadas as juventudes partidárias nacionais, (partidos com assento parlamentar), tendo aceite o convite a Iniciativa Liberal, a Juventude Social Democrata, a Juventude Comunista, a Juventude do Chega e a Juventude Socialista, de modo a destacar a importância destas estruturas, tanto para a formação do juventude, quanto para o fortalecimento da democracia nacional e europeia.
A promoção desta atividade, foi uma via para o desenvolvimento integral dos nossos alunos, preparando-os para serem cidadãos ativos, críticos e conscientes de seu papel na sociedade, enquadrado no tema proposto para o presente ano letivo, pela Rede Nacional de Clubes Europeus - “Juventude - O Futuro da Europa”.
Martim Rodrigues Pinheiro
N – 12/11/2008 F – 08/05/2023
«Eis o meu segredo.
É muito simples: só se vê bem com o coração.
O essencial é invisível para os olhos.
- O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
- Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.»
Adaptado de “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry
***
Martim,
Partiste para um lugar, onde verás com os teus olhos serenos os que ficaram
Juntamo-nos aos teus pais, irmã e amigos nesta tua inesperada partida, que nos provoca tristeza e uma dor infinda
Cativaste-nos, criamos laços
Ficas guardado no nosso coração
O essencial é invisível para os olhos.
O Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais está de Luto
A Direção
Uma obra iniciada em plena pandemia da doença COVID-19. Durante dois anos vivemos um desafio, que ganhamos, um caminho construído com a colaboração de todos.
Agradeço ao Município de Lisboa, à Junta de Freguesia de Olivais, a todos os pais, associação de pais, educadores e professores, funcionários não só da EB/JI Alice Vieira, como, também, da EB/JI Sarah Afonso e Escola Básica dos Olivais que acolheram as nossas crianças na escola de monoblocos.
A EB Alice Vieira/JI é uma escola do Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais. Somos um Projeto Educativo em que acreditamos, pela sua visão e missão. Ensinamos, educamos e servimos, para formar cidadãos do mundo comprometidos com a humanidade, o planeta e o futuro.
Quero agradecer a todos a possibilidade de em conjunto nos tornarmos melhores pessoas e comunidades mais felizes.
O Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais vem expressar sentidas condolências pelo falecimento de Ana Paula Pimparel Ribeiro.
O velório decorrerá amanhã, dia 14 de março de 2023, a partir das 10h, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, junto à Esquadra da PSP dos Olivais, seguida da cerimónia fúnebre, às 15h. A cremação decorrerá às 16h, no Crematório do Cemitério dos Olivais.
É com profundo pesar que nos juntamos à família, neste momento doloroso em que vimos partir uma das nossas estimadas professoras.
Estamos de luto.
A Direção
‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’ é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da VISÃO Júnior, que promove simultaneamente leitura e cidadania. Os alunos são chamados a elegerem os livros que mais gostaram de ler, num projeto que lhes permite perceber para que serve e como se organiza um processo eleitoral.
A iniciativa, que se desenrola ao longo de todo o ano letivo, segue as regras e procedimentos de umas eleições políticas (recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação, escrutínio), permitindo aos alunos compreenderem, participando, como se desenrola todo o processo eleitoral. Eles são chamados a participar nas fases desta iniciativa, desde a escolha dos livros que devem figurar nas eleições até à festa final.
As bibliotecas das escolas do 1º ciclo e da Escola Básica dos Olivais (EBO) têm participado nesta iniciativa e, este ano, não é exceção. Pretende-se “promover a voz dos jovens nas nossas escolas, o gosto pelos livros e a participação cívica – tudo de forma muito natural e descontraída, aprendendo sem se dar conta disso. Leitura e cidadania são, portanto, as palavras-chave desta iniciativa, sendo todos – alunos e professores – convidados a participar.
Lista de livros a votação:
O AESMO divulga a participação das bibliotecas escolares das escolas básicas do 1º ciclo e da EBO no projeto “Escola a Ler”, iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) e pela Direção-Geral da Educação (DGE), integrada no Plano 21/23 Escola+, visando trabalhar a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada.
Foram privilegiadas as ações “Leitura orientada”, “Vou levar-te comigo!”, “Livr’ à mão” e “Projeto pessoal de leitura” que incluem, entre outras atividades, a organização de sessões periódicas de requisição domiciliária, a leitura silenciosa de um livro que o aluno traz sempre consigo ou o requisita na biblioteca escolar ou o retira das caixas "Livr' à mão", o desenvolvimento de projetos individuais de leitura, a leitura de livros que estimulem a prática regular da leitura e escrita.
As bibliotecas do 1º ciclo e da EBO apresentaram uma candidatura ao projeto, tendo este sido financiado com uma verba de 2400€ destinada à aquisição de fundo documental.
Esta iniciativa, implementada em março de 2022, visa trabalhar a leitura e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha.
O período para desenvolvimento do projeto decorre até 31 de julho de 2023.
Clique na imagem, para ver o vídeo, com uma parte do trabalho realizado, com dedicação e muita luz, no âmbito da disciplina de Iniciação à Programação no 1º Ciclo do Ensino Básico, no AESMO, numa espécie de FÁBRICA DOS SABERES, com as turmas de 4.º ano, cheias de criatividade nesta quadra natalícia.
O Coro D+ não quis deixar de festejar o Halloween na Escola Secundária António Damásio, preparando um espetáculo arrepiante para os alunos.
Aqui está uma recordação da sua atuação.
Publicamos o cartaz com uma atividade proposta pela Associação de Pais da Escola Secundária António Damásio, no âmbito da orientação vocacional, destinada aos alunos a frequentar o 9º ano.
Os cursos profissionais têm uma duração de 3 anos letivos e com uma forte ligação ao mundo profissional.
Os Cursos de Ensino Profissional permitem o prosseguimento de estudos num Curso de Especialização Tecnológica, num Curso Técnico Superior Profissional ou no Ensino Superior.
Estes cursos permitem desenvolver competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão indo de encontro às necessidades do mercado de trabalho a nível local, nacional e internacional.
Car@s Docentes e Pais/Encarregados de Educação,
O Blue Generation é um projeto internacional promovido pelo Clube Intercultural Europeu e é financiado pelo EEA & Norway Grants, Fund for Youth Employment.
Este Projeto vai ao encontro das necessidades percebidas na União Europeia, com cerca de 14 milhões de jovens que são NEET (“Not in Education, Employment, or Training”) e que estão entre os 15 e os 29 anos de idade, e vários outros milhões que correm o risco de se tornar NEET devido ao abandono escolar precoce, das dificuldades em entrar no mercado de trabalho, ou dos problemas familiares e/ou pessoais.
Na Europa, a Economia do Mar (ou Economia Azul), que representa atualmente cerca de 5,4 milhões de empregos, deverá aumentar para o dobro o número de empregos até 2030. O problema é que os jovens não estão a ser atraídos para as profissões direta ou indiretamente ligadas ao mar e as empresas não conseguem encontrar a força de trabalho com as competências e perfis necessários. Este Projeto tem como objetivo a promoção da empregabilidade jovem na área da Economia Azul, inspirando e atraindo jovens para prosseguir uma carreira sustentável em uma das áreas de crescimento da Economia Azul: turismo costeiro, aquacultura, pescas, energia oceânica, biotecnologia marinha e transporte marítimo e engenharia/construção naval.
Neste sentido, o Clube Intercultural Europeu convidou a escola para apresentar o Projeto aos nossos docentes, encarregados de educação e alunos, divulgando as oportunidades existentes ao nível da educação, formação, estágios e emprego nos diversos setores da Economia Azul.
Assim, disponibilizaram-se para realizar um Seminário para os docentes e encarregados de educação do Agrupamento, que terá lugar no auditório da Escola Secundária António Damásio, no próximo dia 4 de abril, segunda-feira, às 18:30h. Caso pretenda inscrever-se, o link será enviado para os pais e encarregados de educação via email.
Atendendo à capacidade do auditório, aceitaremos as inscrições pela ordem de chegada. O link para inscrição será enviado para o email dos encarregados de educação, via diretor de turma.
Para conhecer melhor o projeto Blue Generation poderão aceder ao seguinte link: https://www.bluegeneration.org/index.php/pt/
Durante o dia de São Valentim, é comum os apaixonados oferecerem flores, chocolates ou postais. Na Escola Secundária António Damásio, o Coro D+ teve uma iniciativa diferente. A todos os que quiseram surpreender a sua cara-metade, o Coro preparou uma música com uma dedicatória personalizada. Deixamos aqui uma pequena mostra do que foi feito.
Na Escola Secundária António Damásio, iremos dinamizar "A semana da empatia", de 21 a 25 de fevereiro. Esta ação insere-se no âmbito do projeto da Academia Ubuntu, que privilegia a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo outras competências como o trabalho de equipa, o pensamento crítico e autorreflexivo, a comunicação, a resolução de problemas, no qual a escola se envolveu,
Ao longo desta semana irão decorrer duas atividades: "E tu, ajudavas?" e "A arte de elogiar".
A primeira atividade decorrerá na sala de aula do DT ou de algum professor que o substitua enquanto a segunda será dinamizada pela Associação de Estudantes durante os intervalos.
A biblioteca escolar está a desenvolver com algumas turmas o projeto Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?” uma iniciativa da Visão Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares. Pretende-se “promover a voz dos jovens nas nossas escolas, o gosto pelos livros e a participação cívica – tudo de forma muito natural e descontraída, aprendendo sem se dar conta disso. Leitura e cidadania são, portanto, as palavras-chave desta iniciativa que segue os passos de um processo eleitoral político: eleger o livro preferido pelos alunos portugueses.
“A Academia de Líderes Ubuntu – Escolas Ubuntu é um programa de capacitação destinado a jovens entre os 12 e os 18 anos, desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala. Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou porque tu És”, na valorização da interdependência e da solidariedade. Inspirada por estes valores a Academia visa desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma cidade mais justa e solidária.” Fonte: https://www.academialideresubuntu.org/pt/escolas-ubuntu
O Agrupamento de escolas de Santa Maria dos Olivais candidatou-se este ano letivo a este projeto, promovido pela Direção-Geral de Educação em parceria com o Instituto Padre António Vieira (IPAV), que irá ser desenvolvido nas Escolas: Secundária António Damásio e Básica dos Olivais.
No dia 19 de novembro, das 18:30h às 19:30h realiza-se o webinar «Alimentação e Nutrição - dos conceitos à prática» para os Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais.
A oradora deste evento será a Dra. Cláudia Viegas, nutricionista e docente do Curso de Dietética e Nutrição na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Neste webinar serão abordados alguns tópicos comprovativos da importância da educação alimentar na saúde das populações e na sustentabilidade do planeta. Serão, também, apresentadas algumas estratégias práticas da confeção de alimentos/refeições.
A DECOjovem tem disponível uma exposição itinerante sobre a temática da sustentabilidade e um ciclo de conferências Consumers Go Green, inserido no seu projeto, que se pode consultar em https://consumersgogreen.decojovem.pt/
A exposição itinerante irá estar presente na escola sede (ESAD), no período compreendido entre os dias 2 e 5 de novembro, no átrio principal, convidando-se toda a comunidade escolar a visitá-la e os docentes a circular pela mesma acompanhando os seus alunos.
Para apoio à exposição haverá uma sessão informativa, via plataforma zoom, a decorrer no dia 3 e novembro pelas 10:00h. A Conferência final Consumers Go Green decorrerá dia 4 de novembro, das 10:30h às 12:00h, via plataforma zoom, e os alunos poderão participar com a sua turma e o seu professor em aula.
Os links de acesso a estas iniciativas estarão disponíveis a todos os professores na manhã de dia 2 de novembro que partilharão a quem pretender ter acesso e estar presente.
Contamos ver-vos por lá.
A Coordenadora do Projeto Ambiente, Inês Mendes.