No âmbito do projeto Beira Baixa: Entre Letras e Memórias, 32 alunos do 9º ano do nosso Agrupamento, nos dias 2 a 4 de junho, sob a orientação dos docentes Paula Fernandes, Erika Ferreira, Nélson Paulo e Carolina Oliveira, participaram numa visita de estudo inesquecível ao concelho do Fundão, marcada por momentos de aprendizagem, convívio e descoberta cultural dos seus locais históricos mais emblemáticos.
Durante a permanência no referido concelho, o grupo ficou hospedado no Hotel Alambique de Ouro, uma unidade hoteleira de referência na região, que proporcionou conforto, segurança e ótimas condições para os alunos e professores acompanhantes.
De salientar, que numa primeira fase, tal projeto pressupôs, um trabalho interdisciplinar e colaborativo, envolvendo os alunos na pesquisa e descoberta de informações (monumentos, lendas/provérbios, festividades/tradições, figuras ilustres, regionalismos linguísticos) sobre as localidades a visitar (Castelo Novo, Belmonte, Sortelha e Penha Garcia). O produto final consistiu na elaboração, por parte dos discentes, de um mural, na plataforma padlet, que estará acessível no final desta comunicação.
No dia 2 de junho, a jornada começou na localidade da Orca, onde os participantes puderam apreciar a beleza natural da aldeia, conhecer melhor o seu património e frequentar um workshop, dinamizado pela Junta de Freguesia, com a explicação detalhada dos vários passos subjacentes ao fabrico do queijo regional. Houve, ainda, oportunidade para os alunos experienciarem uma dessas etapas.
Seguiu-se a exploração da aldeia histórica de Castelo Novo, com destaque para o seu castelo, cuja estrutura medieval impressionou todos os participantes.
A imponente fortificação medieval, com as suas muralhas e vistas deslumbrantes, transportou os visitantes para outros tempos, despertando o interesse pela história nacional.