Visita de Estudo à Gulbenkian: Uma Experiência Interdisciplinar no Mundo da História e da Arte
No dia 23 de fevereiro, as turmas do 8º F e H, tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada ao Museu Gulbenkian, uma experiência que não só enriqueceu os nossos conhecimentos sobre a arte, mas também nos proporcionou uma abordagem mais crítica e interdisciplinar sobre a História e a Arte.
Durante a visita, o principal objetivo foi proporcionar uma análise profunda das obras expostas, com uma atenção especial à diversidade de fontes históricas e à interpretação crítica da realidade social. A visita foi pensada para estimular o desenvolvimento de competências essenciais, como o pensamento crítico e a criatividade, enquanto promovia uma compreensão mais ampla sobre as ligações entre a arte e a história e a informação que delas retiramos.
Ao percorrermos as salas do museu, fomos desafiados a refletir sobre as obras expostas, não só do ponto de vista estético, mas também em relação ao tipo e conteúdo de informação que muitas delas incorporam. Esse contato com a arte e a informação ou desinformação histórica, permitiu-nos fazer uma analogia com o presente e refletir sobre diferentes formas de compreender o mundo.
Além disso, a visita contribuiu para o nosso crescimento pessoal e coletivo, ao fomentar o trabalho em equipa e fortalecer as relações interpessoais entre colegas e professores. Num ambiente fora da sala de aula, os alunos foram incentivados a partilhar ideias e a debater as questões apresentadas, promovendo uma aprendizagem ativa e colaborativa.
A abordagem interdisciplinar, que envolveu a coordenação entre várias disciplinas, foi um dos pontos altos da visita. Ao conectarmos o que aprendemos nas diferentes disciplinas em contextos, dentro e fora da sala de aula, conseguimos perceber de maneira mais clara a interligação entre estes saberes e a forma como a arte pode ser uma poderosa ferramenta de reflexão e aprendizagem em diversas dimensões.
Em resumo, a visita à Gulbenkian não só cumpriu os objetivos propostos, mas também proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora, estimulando a reflexão, a criatividade e o desenvolvimento do pensamento crítico. Sem dúvida, uma viagem de aprendizagem que ficará marcada na memória de todos.
Ana Flor Neves