Programa Ambiente AESMO

O Programa Ambiente AESMO surge no seguimento do projeto iniciado no ano letivo 2019-2020, em parceria com a CML e a Valorsul - Programa Ecovalor: separa e ganha no azul e no amarelo, que pretende sensibilizar a Comunidade Educativa para as boas práticas na separação de embalagens de metal,  plástico e papel, através de ações próprias, de divulgação e distribuição de prospetos informativos, e apetrechamento de depósitos  diferenciados, implementando ferramentas para se promover e se adotarem comportamentos saudáveis, proporcionando experiências de relacionamento interpessoal, enriquecimento curricular e valorização pessoal e social.

No âmbito da prossecução dos seus objetivos, este programa, anualmente,  recandidata-se para dar continuidade aos programas desenvolvidos em anos anteriores e propõe programas novos a desenvolver, em parceria com entidades externas,  entre eles:

-  Programa  Ecovalor - separa e ganha no azul e no amarelo, da Valorsul e CML; 

- Programa Escola Electrão- resíduos eletricos;  

- Projeto Green Cork da Quercus- resíduos de cortiça;

- Programa Lisboa a compostar da CML- compostagem;

- Programa sensibilização ambiental da CML: Ambiente, Energia, Alterações Climáticas;

- Ecocentro: criação e definição de locais de depósitos diferenciados, de novas linhas de resíduos para recolha diferenciada: sprays, rolhas de cortiça, cápsulas de café,. CD e DVD, talheres e utensílios de metal, caixas reutilizáveis para a reefood, doação de roupa e brinquedos.

Tem este Programa Ambiente como objetivos:

  1. Sensibilizar a comunidade educativa para as boas práticas na separação de resíduos, diminuindo a produção de resíduos indiferenciados pelo aumento da produção de resíduos diferenciáveis
  2. Melhorar e monitorizar o circuito de recolha de resíduos indiferenciados e diferenciados no interior das escolas (cinza- indiferenciado, amarelo - embalagens de  metal e plástico, azul - papel, castanho - orgânico, verde- vidro, vermelho – eléctricos e pilhas, verde claro – folhagem e ramagem);;
  3. Diminuir o desperdício de papel;
  4. Realizar palestras, campanhas, visitas de estudos e formação dentro desta temática da sustentabilidade.
  5. Aumentar o número de resíduos separáveis (ecocentro – rolhas, cd’s e dvd’s, cápsulas café, embalagens reutilizáveis para transporte comida, sprays, materiais de metal, brinquedos e roupas.

Coordenadora: Professora Inês Mendes