O Programa Ambiente AESMO convida a comunidade educativa a visitar a Exposição - "Instalação" resíduos diferenciáveis, e a colaborarem, com as vossas “caixinhas” na Campanha Solidária de recolha de recipientes para alimentos promovida pela Associação de Pais, entre 2 e 16 dezembro, em frente à Biblioteca da ESAD.
Neste espaço apresentam-se súmulas informativas sobre a separação dos diversos resíduos expostos, e que quotidianamente a escola já remete para recolha, e relembram-se outras possibilidade de separação, que agora com maior facilidade, se pode realizar nos Ecocentros Móveis da cidade de Lisboa, próximo das residências e escolas.
Nesta mostra apresentam-se 14 tipos de resíduos:
- embalagens de Papel (azul),
- embalagens de Plástico e/ou Metal (amarelo),
- embalagens de Vidro (verde)
- canetas e colas (Canetão),
- restos alimentares , guardanapos papel absorvente, folhas arvores (castanho),
- pilhas, baterias, lâmpadas e elétricos (Cuba REE),
- folhagens e ramagens (verde claro),
- recipientes para transporte alimentar (específico),
- outros resíduos diferenciáveis (ecocentro móvel):
cápsulas café,
latas de spray ,
CD's e DVD's,
rolhas cortiça,
tampinhas plástico
- lixo indiferenciado (cinzento)
Pretende-se ainda chamar à atenção para a necessidade urgente de minorar um dos grande problemas na separação dos diferentes resíduos, que é a contaminação de depósitos - colocação de resíduos de uma linha em outra linha de separação.
Todos os resíduos de um depósito contaminado seguem para aterro sanitário, como resíduo indiferenciado pelo que todo o processo envolvido resulta em desperdício. É preferível manter no lixo comum que contaminar qualquer outro depósito diferenciado.
Se não sabe onde pôr, indiferencie, não nos contamine, (o lixo comum) só não leva tóxicos e medicamentos
Inês Mendes, Coordenadora do Programa Ambiente AESMO