Atribuição de Kit´s Digitais - Ponto da Situação

Após 2 meses e meio do início da atribuição dos Kit´s, gostaríamos de apresentar a toda a comunidade o ponto da situação da Escola Digital.

Queríamos previamente de relembrar que por determinação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 103-C/2024, publicada no dia 16 de agosto, são beneficiários da conetividade contratada (hotspot e SIM) para o período de outubro 2024 a junho de 2025 os alunos beneficiários de Apoio Social Escolar (ASE) e alunos que realizem provas em suporte digital. Deste modo, pareceu-nos lógico que a ordem de entrega deveria ser a que foi publicada na informação de 29 de outubro. Sempre que possível, este procedimento foi efetivado. no entanto, e porque muitos dos equipamento que nos têm sido devolvidos apresentam problemas ou encontram-se em más condições de conservação, nem sempre foi possível cumprir a ordem de entrega estipulada.

Muitas horas têm sido dispendidas a tentar recuperar os equipamentos para fazer nova entrega, isto porque na Plataforma da Escola Digital, sempre que fazemos uma atribuição, somos obrigados a associar todos os equipamentos do kit Digital, mesmo que tenhamos ordem para não entregar os hotspots e o cartão SIM aos alunos que não usufruem deste serviço pela Resolução n.º103-C/2024.

Igualmente informamos que todo este esforço tem sido desenvolvido paralelamente com a receção de equipamentos que não foram devolvidos atempadamente e com a instalação de 4 Laboratórios de Educação Digital no nosso Agrupamento:

kits_ps_25_01.png Posto isto apresentamos os dados. 

 Dos 485 pedidos efetuados (apenas de alunos), já foram atribuídos 257 Kits estão por atribuir os apresentados na tabela.

 De referir que os Kits dos alunos com provas digitais (4º e 6º anos) serão atribuídos na próxima 2ª feira (27 de janeiro), e posteriormente enviado para o email dos encarregados de educação a informação de quando podem efetuar o seu levantamento.

 Os Kits dos alunos com ASE, serão atribuídos sempre prioritariamente, no entanto dependem da disponibilidade e das condições em que se encontram.

 Existem 35 Kits que não podem ser entregues pois estão dependentes dos Encarregados de Educação, isto é, o nosso agrupamento apenas pode atribuir um kit se o aluno tiver devolvido o Kit que usufruiu no ciclo anterior ou, no caso dos novos alunos, se tiver devolvido na escola de onde é proveniente. Temos vindo a solicitar os encarregados de educação que se encontram nesta situação,  via email, de quais os procedimentos a efetuar.

Finalmente, e para que possamos dar continuidade a este trabalho, e apesar de estarmos todos os dias com horas atribuídas no Gabinete da Escola Digital, solicitamos a todos os encarregados de educação que efetuem o levantamento dos Kits apenas no horário constante na página do Agrupamento (3ªs e 5ªs, das 14:00 às 15:30),  pois só deste modo conseguiremos continuar a fazer novas atribuições. 

Qualquer contacto para a Escola Digital, deve ser feito através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Agradecemos todos a colaboração, garantindo que estamos a trabalhar da forma mais célere para que todos os alunos possam usufruir de todos os equipamentos a que têm direito.

 O Coordenador da Equipa da Escola Digital,

Francisco Pinto

 

HORÁRIO DO APOIO TÉCNICO - PROGRAMA ESCOLA DIGITAL

Sempre que tiver algum problema com o Kit Digital, PC, Hotspot ou Cartão SIM, deve dirigir-se ao APOIO TÉCNICO (no corredor que dá acesso à direção).

Horário de Atendimento para Avarias e Problemas Técnicos 

5ª feira: das 11:00h às 13:00h

6ª feira: das 14:00h às 16:00h

HORÁRIO DAS ENTREGAS E DEVOLUÇÕES DOS KITS DIGITAIS

HORÁRIO

3ª feira: das 14:00h às 15:30h

5ª feira: das 14:00h às 15:30h


Para agilizar a entrega do Kit Digital, solicita-se aos encarregados de educação o preenchimento do formulário "Kit Digital" cujo link  receberam através do Diretor de Turma / Professor Titular de Turma. A informação que iremos receber com o preenchimento deste formulário tornará a entrega mais célere e mais eficaz. 

Mais informamos que "No âmbito da Escola Digital, nomeadamente no que concerne ao serviço de conectividade, vimos comunicar a informação presente na Resolução do Conselho de Ministros n.º 103-C/2024, publicada no dia 16 de agosto, que determina os beneficiários da conetividade contratada para o período de outubro 2024 a junho de 2025:
      · Aos alunos beneficiários da ação social escolar dos ensinos básico e secundário que frequentem escolas públicas e estabelecimentos de ensino particulares e cooperativos abrangidos por contratos de associação com o Estado; ...
       · Aos alunos que realizem provas em suporte digital;...
"

Deste modo, a ordem de entrega dos Kits será :

1º - Alunos beneficiários de Apoio Social Escolar (ASE);

2º - Alunos novos no agrupamento que realizem provas de final de ano em suporte digital (4º, 6º e 9º anos)

3º - Todos os restantes alunos.

Solicita-se aos encarregados de educação que aguardem a receção do Auto de Entrega ou o contacto via email. Aos alunos do Ensino Secundário o Auto de Entrega ser-lhes-á entregue pessoalmente, enquanto que os alunos do Ensino Básico, serão contactados (os Encarregados de Educação) via email.

Quando tiverem o Auto de Entrega assinado ou quando forem contactados, devem dirigir-se ao Gabinete da Escola Digital, no horário de atendimento, na Escola Sede do Agrupamento para levantar o Kit digital. Só nesse momento é que o Kit Digital estará pronto para entrega.

Caso não lhe seja possível levantar o KIT no horário de atendimento, entre em contacto connosco (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) para tentarmos agendar outro horário de entrega.

LICENÇAS WINDOWS E OFFICE

Os computadores portáteis distribuídos só possuem licença do sistema operativo Windows; não possuem licença para o Microsoft Office

A pré-instalação do Office 365 poderá ser desinstalada. Em alternativa, através do Portal Office-365 pode ser usado o Word, o Excel e o Powerpoint (utilização online a partir do OneDrive da conta institucional).

GUIÃO DE DESBLOQUEIO CUCO

CUCO é uma tecnologia de segurança exclusiva para computadores, tablets e smartphones.

Esta possibilita que um dispositivo realize um autoteste de conformidade que possibilita o respetivo bloqueio remoto, desbloqueio e localização.

Quando o equipamento é bloqueado surge uma imagem semelhante à seguinte:

O equipamento ainda não se encontra bloqueado?

É necessário efetuar a atualização do Sistema de Segurança CUCO de forma a evitar futuros bloqueios.
Para o efeito realize as seguintes operações:

  • Aceda ao endereço https://cuco.softi9.pt/updates, descarregue o utilitário;
  • Execute/instale a atualização;
  • Reinicie o portátil após a actualização.

O equipamento já se encontra bloqueado?

Para desbloquear realize as seguintes operações:

  • Aceda ao site de desbloqueio do Sistema de Segurança CUCO (https://cuco.inforlandia.pt/ucode/);
  • Preencha os campos solicitados;
  • Clique em mostrar Código;
  • Ligue o portátil com o CUCO ativo à internet;
  • Insira o código de desbloqueio no portátil bloqueado;
  • Execute a atualização do Sistema de Segurança CUCO, descrita no ponto anterior, de forma a evitar futuros bloqueios;
  • Reinicie o equipamento.

Para efetuar qualquer um dos procedimentos anteriores poderá também consultar:

 Tutorial CUCO (pdf em anexo)

ou

 https://www.youtube.com/watch?v=Ovxs2F02Cjo

Porque razão ocorre este bloqueio?

Consulte aqui as informações do Aviso de Segurança: http://cuco.softi9.pt/updates/20210517101.pdf

  • 1
  • 2