Kit's Digitais
Informamos todos os encarregados de educação que já efetuaram o pedido de Kit Digital, que os mesmos já começaram a ser atribuídos aos alunos de acordo com as prioridades estabelecidas:
Informamos todos os encarregados de educação que já efetuaram o pedido de Kit Digital, que os mesmos já começaram a ser atribuídos aos alunos de acordo com as prioridades estabelecidas:
Sou aluno do 1º ciclo ou do 2º ciclo, o meu encarregado de Educação recebeu o link para pedir o Kit Digital, já preencheu e enviou. E agora?
O Encarregado de Educação deve esperar até receber um email da Escola Digital a informar que pode efetuar o levantamento do Kit Digital na escola sede do Agrupamento.
Sou aluno do Ensino Secundário, o meu encarregado de Educação recebeu o link para pedir o Kit Digital, já preencheu e enviou. E agora?
Quando o Kit Digital estiver diponível, será entregue ao aluno o Auto de Entrega. Deve levar para casa para o Encarregado de Educação assinar e rubricar em todas as folhas do Auto. Posteriormente pode efetuar o levantamento do Kit na escola sede do Agrupamento. Desde que seja possuidor de um documento a autorizar, o próprio aluno pode efetuar o levantamento do Kit Digital.
Sou aluno do Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais e o meu encarregado de Educação ainda não recebeu o link para pedir o Kit Digital. E agora?
O Encarregado de Educação deve entrar em contacto com o Diretor de Turma ou Titular de Turma para que lhe seja enviado o email com o link para pedir o Kit Digital.
Tenho um problema com o meu Kit Digital. Como posso resolver?
O aluno/encarregado de educação deve dirigir-se ao Apoio Técnico situado na escola sede do Agrupamento, para análise do problema. A equipa da Escola Digital trata apenas de entregas e devoluções.
Fui aluno do Agrupamento e terminei o 1º Ciclo (4º ano) ou terminei o 3º Ciclo (9º ano) ou o Ensino Secundário (12º ano). Tenho que devolver o Kit Digital?
Sim, deverá efetuar a devolução do Kit Digital na Escola Sede do Agrupamento.
A não devolução dos equipamentos em boas condições ou a devolução de apenas parte dos equipamentos, resultará no acionamento de obrigações contratualmente previstas por perda ou deterioração dos bens e equipamentos (pontos 4, 5 e 6 do Auto de entrega).
A não entrega dos kits emprestados após o prazo estipulado pelo Agrupamento, implica:
Fui aluno do Agrupamento e pedi transferência para outro Agrupamento. Tenho que devolver o Kit Digital?
Sim, deverá efetuar a devolução do Kit Digital na Escola Sede do Agrupamento.
A não devolução dos equipamentos em boas condições ou a devolução de apenas parte dos equipamentos, resultará no acionamento de obrigações contratualmente previstas por perda ou deterioração dos bens e equipamentos (pontos 4, 5 e 6 do Auto de entrega).
A não entrega dos kits emprestados após o prazo estipulado pelo Agrupamento, implica:
Informamos que as entregas dos Kits Digitais a novos alunos irá iniciar-se a partir do início do mês de outubro. Este procedimento apenas pode acontecer a partir desta data, uma vez que os dados de todos os alunos têm que ser carregados na Plataforma da Escola Digital, procedimento que normalmente ocorre até ao final do mês de setembro.
Todos os alunos que pretendam receber o Kit Digital, devem manifestar esse interesse após a receção de um formulário que será enviado brevemente pelo Diretor de Turma para o Encarregado de Educação. Deste modo, deverão aguardar a receção do link para o preenchimento do referido questionário.
Conforme a equipa da Escola Digital for recebendo as respostas, iniciaremos o procedimento de entrega, tendo em conta as seguintes prioridades:
1º Alunos beneficiários de Apoio Social Escolar;
2º Alunos dos Cursos Profissionais;
3º Alunos que estarão sujeitos à realização de Provas em formato digital;
4º Todos os restantes (7º, 10º e restantes anos).
Tem dúvidas? Clique aqui para consultar as nossas FAQ's
Francisco Pinto (Coordenador da Equipa da Escola Digital)
No Gabinete da Escola Digital procedemos apenas à atribuição e entregas dos Kits Digitais e Devolução dos mesmos.
Sempre que tiver algum problema com o Kit Digital, PC, Hotspot ou Cartão SIM, deve dirigir-se ao APOIO TÉCNICO (no corredor que dá acesso à direção).
Os computadores portáteis distribuídos só possuem licença do sistema operativo Windows; não possuem licença para o Microsoft Office.
A pré-instalação do Office 365 poderá ser desinstalada. Em alternativa, através do Portal Office-365 pode ser usado o Word, o Excel e o Powerpoint (utilização online a partir do OneDrive da conta institucional).
CUCO é uma tecnologia de segurança exclusiva para computadores, tablets e smartphones.
Esta possibilita que um dispositivo realize um autoteste de conformidade que possibilita o respetivo bloqueio remoto, desbloqueio e localização.
Quando o equipamento é bloqueado surge uma imagem semelhante à seguinte:

É necessário efetuar a atualização do Sistema de Segurança CUCO de forma a evitar futuros bloqueios.
Para o efeito realize as seguintes operações:
Para desbloquear realize as seguintes operações:
Para efetuar qualquer um dos procedimentos anteriores poderá também consultar:
ou
https://www.youtube.com/watch?v=Ovxs2F02Cjo
Consulte aqui as informações do Aviso de Segurança: http://cuco.softi9.pt/updates/20210517101.pdf
O Programa “Escola Digital” é uma das iniciativas do Plano de Ação para a Transição Digital e dispõe de uma elevada dotação orçamental para viabilizar a digitalização do ensino e das escolas, compreendendo não apenas a distribuição de computadores mas também a formação de professores e a digitalização de manuais escolares. A abordagem privilegia a mobilidade e não uma utilização centrada apenas nas salas de aula.
O pressuposto subjacente a este programa é o de que a tecnologia pode produzir um impacto significativo no ensino e na aprendizagem, o que se repercutirá numa melhor preparação dos alunos para um mundo que está, ele próprio, inegavelmente orientado para a tecnologia.
A utilização da tecnologia digital em sala de aula e em atividades extra-aula contribui para o desenvolvimento de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais das diferentes disciplinas e, de uma forma geral, para a promoção da literacia digital na educação e formação de todos!
O Programa “Escola Digital” é promovido pelo Ministério da Educação e gerido pela Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) e assenta em quatro pilares (equipamentos, conectividade, capacitação de professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais se destacam o acesso a equipamentos e a conectividade.
Numa primeira fase, contempla a distribuição de dois kits, aos alunos do escalão A, B e C, que frequentam o ensino básico e o ensino secundário e aos docentes, de acordo com as prioridades definidas. Na fase seguinte a atribuição de kits é alargada a todos os alunos. Os dois kits distribuídos são:
A entrega destes equipamentos é temporária e gratuita e destina-se a ser usada, exclusivamente, para fins do processo de ensino e aprendizagem.
Cada Encarregado de Educação/Docente, no ato de levantamento dos equipamentos, toma conhecimento e assina um “Auto de Entrega” que, entre outras, contém os direitos e deveres de utilização a que está obrigado.
Têm-se registado alguns constrangimentos no acesso à internet nos computadores da Escola Digital, causado pelo software Umbrella.
Para resolver esta situação, aconselha-se a desativação do Umbrella nos equipamentos da Escola Digital.
De forma a colaborar neste processo, o software CUCo tem estado, desde o dia 2 de julho de 2024, a desativar remotamente o Umbrella. No entanto, este processo só pode ser executado nos computadores que ainda têm acesso à internet e apenas ocorre quando o utilizador do equipamento aceder à internet.
Para os computadores que já se encontram sem acesso à internet, devem optar por uma das seguintes soluções:
1 – Desativar manualmente o Umbrella em cada equipamento seguindo as instruções.A partir do menu inicial do Windows, deve pesquisar por “Serviços”, abrindo a configuração correspondente.Na lista de serviços apresentados deve procurar por “Umbrella Roaming Client”,
Na janela que será aberta, deve alterar o “Tipo de arranque” para “Desativado”, e clicar em “Parar” para interromper o serviço.
2 - Fazer o download para uma PEN da Ferramenta de Desativação do Umbrella que se encontra no seguinte link: https://www.inforlandia.com/suporte-tecnico-e-apoio/ e fazer correr o programa nos computadores que já têm bloqueio no acesso à internet.
