A partir da próxima semana a Equipa da Escola Digital irá iniciar a entrega do Kit Escola Digital / PC.
Para agilizar a entrega do Kit Digital, solicita-se aos encarregados de educação o preenchimento do formulário "Kit Digital" cujo link deverão receber através do Diretor de Turma / Professor Titular de Turma. A informação que iremos receber com o preenchimento deste formulário tornará a entrega mais célere e mais eficaz.
Mais informamos que "No âmbito da Escola Digital, nomeadamente no que concerne ao serviço de conectividade, vimos comunicar a informação presente na Resolução do Conselho de Ministros n.º 103-C/2024, publicada no dia 16 de agosto, que determina os beneficiários da conetividade contratada para o período de outubro 2024 a junho de 2025: · Aos alunos beneficiários da ação social escolar dos ensinos básico e secundário que frequentem escolas públicas e estabelecimentos de ensino particulares e cooperativos abrangidos por contratos de associação com o Estado; ... · Aos alunos que realizem provas em suporte digital;..."
Deste modo, a ordem de entrega dos Kits será :
1º - Alunos beneficiários de Apoio Social Escolar (ASE);
2º - Alunos novos no agrupamento que realizem provas de final de ano em suporte digital (4º, 6º e 9º anos)
3º - Todos os restantes alunos.
Solicita-se aos encarregados de educação que aguardem a receção do Auto de Entrega ou o contacto via email. Quando tiverem o Auto de Entrega assinado ou quando forem contactados, devem dirigir-se à Escola Sede do Agrupamento para levantar o Kit digital. Só nesse momento é que o Kit Digital estará pronto para entrega.
Para agilizar a entrega do Kit Digital, solicita-se aos encarregados de educação o preenchimento do formulário "Kit Digital" cujo link receberam através do Diretor de Turma / Professor Titular de Turma. A informação que iremos receber com o preenchimento deste formulário tornará a entrega mais célere e mais eficaz.
Mais informamos que "No âmbito da Escola Digital, nomeadamente no que concerne ao serviço de conectividade, vimos comunicar a informação presente na Resolução do Conselho de Ministros n.º 103-C/2024, publicada no dia 16 de agosto, que determina os beneficiários da conetividade contratada para o período de outubro 2024 a junho de 2025: · Aos alunos beneficiários da ação social escolar dos ensinos básico e secundário que frequentem escolas públicas e estabelecimentos de ensino particulares e cooperativos abrangidos por contratos de associação com o Estado; ... · Aos alunos que realizem provas em suporte digital;..."
Deste modo, a ordem de entrega dos Kits será :
1º - Alunos beneficiários de Apoio Social Escolar (ASE);
2º - Alunos novos no agrupamento que realizem provas de final de ano em suporte digital (4º, 6º e 9º anos)
3º - Todos os restantes alunos.
Solicita-se aos encarregados de educação que aguardem a receção do Auto de Entrega ou o contacto via email. Aos alunos do Ensino Secundário o Auto de Entrega ser-lhes-á entregue pessoalmente, enquanto que os alunos do Ensino Básico, serão contactados (os Encarregados de Educação) via email.
Quando tiverem o Auto de Entrega assinado ou quando forem contactados, devem dirigir-se ao Gabinete da Escola Digital, no horário de atendimento, na Escola Sede do Agrupamento para levantar o Kit digital. Só nesse momento é que o Kit Digital estará pronto para entrega.
Caso não lhe seja possível levantar o KIT no horário de atendimento, entre em contacto connosco (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) para tentarmos agendar outro horário de entrega.
Os computadores portáteis distribuídos só possuem licença do sistema operativo Windows; não possuem licença para o Microsoft Office.
A pré-instalação do Office 365 poderá ser desinstalada. Em alternativa, através do Portal Office-365 pode ser usado o Word, o Excel e o Powerpoint (utilização online a partir do OneDrive da conta institucional).
O Programa “Escola Digital” é uma das iniciativas do Plano de Ação para a Transição Digital e dispõe de uma elevada dotação orçamental para viabilizar a digitalização do ensino e das escolas, compreendendo não apenas a distribuição de computadores mas também a formação de professores e a digitalização de manuais escolares. A abordagem privilegia a mobilidade e não uma utilização centrada apenas nas salas de aula.
O pressuposto subjacente a este programa é o de que a tecnologia pode produzir um impacto significativo no ensino e na aprendizagem, o que se repercutirá numa melhor preparação dos alunos para um mundo que está, ele próprio, inegavelmente orientado para a tecnologia.
A utilização da tecnologia digital em sala de aula e em atividades extra-aula contribui para o desenvolvimento de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais das diferentes disciplinas e, de uma forma geral, para a promoção da literacia digital na educação e formação de todos!
O que é?
O Programa “Escola Digital” é promovido pelo Ministério da Educação e gerido pela Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) e assenta em quatro pilares (equipamentos, conectividade, capacitação de professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais se destacam o acesso a equipamentos e a conectividade.
Numa primeira fase, contempla a distribuição de dois kits, aos alunos do escalão A, B e C, que frequentam o ensino básico e o ensino secundário e aos docentes, de acordo com as prioridades definidas. Na fase seguinte a atribuição de kits é alargada a todos os alunos. Os dois kits distribuídos são:
kit de computador - computador portátil (Tipo I, para alunos do 1.º ciclo do ensino básico; Tipo II, para alunos do 2.º e 3.º ciclos e Tipo III, para alunos do ensino secundário e docentes), auscultador com microfone (headset) e uma mochila;
kit de conetividade - hotspot (router) e um cartão SIM de dados, uso exclusivamente em contexto educativo e de modo responsável. É disponibilizado um pacote de 12GB de dados por mês. Se acabar o plafond, há a possibilidade de reforço com carregamentos adicionais através das caixas Multibanco, da responsabilidade do Encarregado Educação/Docente, que assume a despesa.
Como usar os Equipamentos?
A entrega destes equipamentos é temporária e gratuita e destina-se a ser usada, exclusivamente, para fins do processo de ensino e aprendizagem.
Como se processa a cedência?
Cada Encarregado de Educação/Docente, no ato de levantamento dos equipamentos, toma conhecimento e assina um “Auto de Entrega” que, entre outras, contém os direitos e deveres de utilização a que está obrigado.
Vantagens de utilização do Kit Escola Digital?
Possibilidade de utilização de um conjunto de equipamentos de forma gratuita;
Utilização de internet móvel gratuita a ser utlizada exclusivamente na atividade escolar, inclusivamente, na sala de aula presencial;
Potenciar as aprendizagens dos alunos, correspondendo às solicitações dos professores e da escola;
Preparação para o futuro da Escola (por exemplo, desmaterialização dos manuais escolares, realização de avaliação em modo digital, …);
Capacitar o aluno para a literacia digital.
Quando devolver?
Os equipamentos têm de ser devolvidos na data de conclusão de cada ciclo de estudos (1.º ciclo – devolução do equipamento no final do 4.º ano; 2.º/3.º ciclos – devolução do equipamento no final do 9.º ano; secundário - devolução do equipamento no final do 12.º ano) e apenas durante a sua permanência no agrupamento;
Os docentes devem devolver os kits caso saiam do agrupamento;
Os equipamentos devem ser devolvidos no prazo máximo de uma semana.
Quais as obrigações do Encarregado de Educação/Aluno/Docente?
Zelar pela conservação dos equipamentos;
Restituir em boas condições os equipamentos no final do tempo estipulado;
Suportar os custos de reparação caso haja danos provocados por mau uso;
Informar a escola sempre que ocorrer perda, avaria ou roubo (caso em que deverá fazer auto de ocorrência junto das entidades competentes e entregar comprovativo na escola);
Não instalar ou desinstalar programas, a não ser com autorização da Escola;
Não ceder ou emprestar o equipamento a terceiros.
Disponibilidades da Escola?
Elaboração de tutoriais e vídeos de apoio para trabalhar com os programas contidos no computador;
Realização de formação para aprender a utilizar melhor os equipamentos;
Existência de página de informação sobre a Escola Digital.
Desde o dia 01 de outubro, estão disponíveis os agendamentos para as devoluções dos KIT´s digitais para os alunos que terminaram o ciclo de estudos e que foram transferidos.
O horário de atendimento é o seguinte:
3ª feira - das 14:00h às 15:30h
4ª feira - das 14:00h às 15:30h
5ª feira - das 14:00h às 15:30h
Para evitar tempos de espera, entre em contacto através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. para efetuar o agendamento da devolução.
Têm-se registado alguns constrangimentos no acesso à internet nos computadores da Escola Digital, causado pelo software Umbrella.
Para resolver esta situação, aconselha-se a desativação do Umbrella nos equipamentos da Escola Digital.
De forma a colaborar neste processo, o software CUCo tem estado, desde o dia 2 de julho de 2024, a desativar remotamente o Umbrella. No entanto, este processo só pode ser executado nos computadores que ainda têm acesso à internet e apenas ocorre quando o utilizador do equipamento aceder à internet.
Para os computadores que já se encontram sem acesso à internet, devem optar por uma das seguintes soluções:
1 – Desativar manualmente o Umbrella em cada equipamento seguindo as instruções.A partir do menu inicial do Windows, deve pesquisar por “Serviços”, abrindo a configuração correspondente.Na lista de serviços apresentados deve procurar por “Umbrella Roaming Client”,
Na janela que será aberta, deve alterar o “Tipo de arranque” para “Desativado”, e clicar em “Parar” para interromper o serviço.
2 - Fazer o download para uma PEN da Ferramenta de Desativação do Umbrella que se encontra no seguinte link: https://www.inforlandia.com/suporte-tecnico-e-apoio/ e fazer correr o programa nos computadores que já têm bloqueio no acesso à internet.
Horário de devolução e entrega dos kits aos encarregados de educação
3ª feira - das 14:00h às 15:30h
5ª feira - das 14:00h às 15:30h
Caso não seja possível a devolução nos horários disponíveis, entre em contacto através do email abaixo que, dentro do possível, procuraremos encontrar um horário para o fazer.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.(Assuntos relacionados com entrega e devolução de Kit Escola Digital)
O Programa “Escola Digital” é uma das iniciativas do Plano de Ação para a Transição Digital e dispõe de uma elevada dotação orçamental para viabilizar a digitalização do ensino e das escolas, compreendendo não apenas a distribuição de computadores mas também a formação de professores e a digitalização de manuais escolares. A abordagem privilegia a mobilidade e não uma utilização centrada apenas nas salas de aula.
O pressuposto subjacente a este programa é o de que a tecnologia pode produzir um impacto significativo no ensino e na aprendizagem, o que se repercutirá numa melhor preparação dos alunos para um mundo que está, ele próprio, inegavelmente orientado para a tecnologia.
A utilização da tecnologia digital em sala de aula e em atividades extra-aula contribui para o desenvolvimento de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais das diferentes disciplinas e, de uma forma geral, para a promoção da literacia digital na educação e formação de todos!
O que é?
O Programa “Escola Digital” é promovido pelo Ministério da Educação e gerido pela Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) e assenta em quatro pilares (equipamentos, conectividade, capacitação de professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais se destacam o acesso a equipamentos e a conectividade.
Numa primeira fase, contempla a distribuição de dois kits, aos alunos do escalão A, B e C, que frequentam o ensino básico e o ensino secundário e aos docentes, de acordo com as prioridades definidas. Na fase seguinte a atribuição de kits é alargada a todos os alunos. Os dois kits distribuídos são:
kit de computador - computador portátil (Tipo I, para alunos do 1.º ciclo do ensino básico; Tipo II, para alunos do 2.º e 3.º ciclos e Tipo III, para alunos do ensino secundário e docentes), auscultador com microfone (headset) e uma mochila;
kit de conetividade - hotspot (router) e um cartão SIM de dados, uso exclusivamente em contexto educativo e de modo responsável. É disponibilizado um pacote de 12GB de dados por mês. Se acabar o plafond, há a possibilidade de reforço com carregamentos adicionais através das caixas Multibanco, da responsabilidade do Encarregado Educação/Docente, que assume a despesa.
Como usar os Equipamentos?
A entrega destes equipamentos é temporária e gratuita e destina-se a ser usada, exclusivamente, para fins do processo de ensino e aprendizagem.
Como se processa a cedência?
Cada Encarregado de Educação/Docente, no ato de levantamento dos equipamentos, toma conhecimento e assina um “Auto de Entrega” que, entre outras, contém os direitos e deveres de utilização a que está obrigado.
Vantagens de utilização do Kit Escola Digital?
Possibilidade de utilização de um conjunto de equipamentos de forma gratuita;
Utilização de internet móvel gratuita a ser utlizada exclusivamente na atividade escolar, inclusivamente, na sala de aula presencial;
Potenciar as aprendizagens dos alunos, correspondendo às solicitações dos professores e da escola;
Preparação para o futuro da Escola (por exemplo, desmaterialização dos manuais escolares, realização de avaliação em modo digital, …);
Capacitar o aluno para a literacia digital.
Quando devolver?
Os equipamentos têm de ser devolvidos na data de conclusão de cada ciclo de estudos (1.º ciclo – devolução do equipamento no final do 4.º ano; 2.º/3.º ciclos – devolução do equipamento no final do 9.º ano; secundário - devolução do equipamento no final do 12.º ano) e apenas durante a sua permanência no agrupamento;
Os docentes devem devolver os kits caso saiam do agrupamento;
Os equipamentos devem ser devolvidos no prazo máximo de uma semana.
Quais as obrigações do Encarregado de Educação/Aluno/Docente?
Zelar pela conservação dos equipamentos;
Restituir em boas condições os equipamentos no final do tempo estipulado;
Suportar os custos de reparação caso haja danos provocados por mau uso;
Informar a escola sempre que ocorrer perda, avaria ou roubo (caso em que deverá fazer auto de ocorrência junto das entidades competentes e entregar comprovativo na escola);
Não instalar ou desinstalar programas, a não ser com autorização da Escola;
Não ceder ou emprestar o equipamento a terceiros.
Disponibilidades da Escola?
Elaboração de tutoriais e vídeos de apoio para trabalhar com os programas contidos no computador;
Realização de formação para aprender a utilizar melhor os equipamentos;
Existência de página de informação sobre a Escola Digital.
GUIÃO DE DESBLOQUEIO CUCO
CUCO é uma tecnologia de segurança exclusiva para computadores, tablets e smartphones.
Esta possibilita que um dispositivo realize um autoteste de conformidade que possibilita o respetivo bloqueio remoto, desbloqueio e localização.
Quando o equipamento é bloqueado surge uma imagem semelhante à seguinte:
O equipamento ainda não se encontra bloqueado?
É necessário efetuar a atualização do Sistema de Segurança CUCO de forma a evitar futuros bloqueios. Para o efeito realize as seguintes operações:
Os computadores portáteis distribuídos só possuem licença do sistema operativo Windows; não possuem licença para o Microsoft Office.
A pré-instalação do Office 365 poderá ser desinstalada. Em alternativa, através do Portal Office-365 pode ser usado o Word, o Excel e o Powerpoint (utilização online a partir do OneDrive da conta institucional).