Informação - Matrículas de 10.º e 12.º ano

Exmos. Encarregados de Educação e Exmos. Alunos.

Recordamos que os alunos que apresentam as condições necessárias para ingressar no 10.º ou 12.º ano no próximo ano lectivo, 2024/2025, deverão realizar a matrícula na plataforma do Portal das Matrículas https://www.portaldasmatriculas.edu.gov.pt/  durante a próxima semana, conforme as datas definidas pela entidade governamental de 15 de julho a 20 de Julho (https://eportugal.gov.pt/noticias/as-matriculas-escolares-para-o-ano-letivo-2024/2025-comecam-a-15-de-abril).

Para que o processo de verificação e alocação da matrícula de cada aluno seja célere, solicitamos que se preparem com os documentos exigidos, os quais deverão ser submetidos nos locais próprios para o efeito, na Plataforma das Matrículas, a fim de serem posicionados na seleção de entrada, conforme definido pela Lei.

Documentação a submeter na plataforma das matrículas:

• COMPROVATIVO DE MORADA FISCAL do encarregado de educação

Para obter o comprovativo de domicílio fiscal siga estes passos:

1 – Aceda ao Portal das Finanças com o NIF do encarregado de educação e respetiva senha de acesso;

2 – Clique no menu lateral “Todos os Serviços”;

3 – Na lista procure a opção “Documentos e Certidões" e clique na opção “Pedir Certidão”;

4 – Na “Emissão de Certidão” – “Pedido de certidão” clique e escolha a opção “Domicílio Fiscal” e clique em “Confirmar”;

5 – De seguida confirme os dados do pedido que está a efetuar e clique em “Obter”.

Irá descarregar um ficheiro pdf que será a sua Certidão com a informação do seu domicílio fiscal, a qual deverá ser submetida no Portal das Matrículas, no ato da mesma.

• COMPROVATIVO DE AGREGADO FAMILIAR

Para obter o comprovativo de agregado familiar siga estes passos:

1 – Aceda ao Portal das Finanças.com o NIF do encarregado de educação e respetiva senha de acesso;

2 – Clique no menu lateral “Todos os Serviços”;

3 – Na lista procure a opção “IRS" e, aqui dentro, procure o novo separador “Dados pessoais relevantes para declaração de IRS” e escolha a opção “Consultar Agregado Familiar”;

4 – Em “Agregado Familiar” – “Escolher o ano” (aparece por defeito 2023) clique na seta por baixo de onde diz “Comprovativo”;

Irá descarregar um ficheiro pdf que será a sua Certidão com os elementos do agregado familiar, que comprova que o aluno reside com o encarregado de educação, a qual deverá ser submetida no Portal das Matrículas, no ato da mesma.

• COMPROVATIVO DE MORADA do LOCAL de TRABALHO

Documento comprovativo da morada de trabalho do encarregado de educação, devidamente autenticada pela entidade patronal, o qual deverá ser submetido no Portal das Matrículas, no ato da mesma.

Este comprovativo apenas será considerado, para efeitos de seriação, se a referida morada for na Freguesia da escola pretendida, no nosso caso, com código postal da Freguesia dos Olivais.