O S. Martinho para além do Magusto
Na nossa escola (EB Alice Vieira), o S. Martinho trouxe com ele, além de castanhas quentinhas, a lembrança dos valores que encontramos na sua famosa lenda. Assim, nas semanas que se seguiram ao magusto, a Biblioteca Escolar desenvolveu uma atividade especialmente dedicada ao espírito de São Martinho.
A professora Susana Oliveira escreveu e apresentou uma história, “O Milagre das Castanhas Quentinhas”, a partir da qual se desenrolou toda a atividade.
À entrada, as crianças encontraram a biblioteca “transformada num refúgio de outono”: luz suave, uma vela a iluminar discretamente o espaço e uma melodia maravilhosa de violoncelo e piano a preencher o ar. O ambiente sereno convidava ao silêncio e à imaginação, ajudando os alunos a concentrar-se e a prepararem-se para a história.
Depois da audição do conto, seguiu-se um momento de exploração da história, onde foram destacados os valores fundamentais nela presentes — a partilha, a solidariedade, a gratidão e a importância de cuidarmos uns dos outros. As crianças participaram com entusiasmo, reconhecendo estes gestos de bondade nas várias personagens.
Uma das surpresas da atividade veio diretamente da história: a “D. Rosa”, uma personagem do conto, “preparou” uns bolinhos muito especiais que deixou à professora Susana para oferecer aos alunos que saborearam com grande prazer, tornando a experiência ainda mais memorável.
No final, todos saíram da biblioteca com o coração quente — tal como as castanhas da história — e com a certeza de que o verdadeiro espírito de São Martinho vive nos pequenos gestos.
