Visita de estudo Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado
Nos meses de fevereiro e março, as turmas L e N do 12.º ano de escolaridade, tiveram oportunidade de visitar o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado (MNAC). A visita foi acompanhada pelos professores: Sandra Cunha, Rosário Baptista e Carlos Dias.
Na presente visita, os alunos tiveram oportunidade de conhecer um espaço museológico, concebido em 1911, por iniciativa da Primeira República e que ocupou o espaço do antigo Convento de São Francisco, em Lisboa.
Na coleção do Museu, os alunos puderam observar obras de pintores nacionais, produzidas entre os séculos XIX e XX.
A visita teve início com a observação da obra: O Grupo do Leão, da autoria de Columbano Bordalo Pinheiro, um célebre pintor naturalista dos séculos XIX e XX.
Columbano foi o primeiro director deste Museu. Contudo, o seu gosto conservador, não permitiu integrar no acervo do MNAC, obras do período Modernista.
Mais tarde, outras direções do Museu olharam para a pintura modernista de outra forma, permitindo a sua inclusão na coleção do primeiro museu de arte contemporânea, fundado no nosso País.
Assim, os nossos alunos tiveram oportunidade de observar obras de autores, tais como: Amadeo de Souza-Cardoso; Almada Negreiros, Eduardo Viana, entre outros. Autores que fizeram o nosso modernismo. Foi igualmente uma oportunidade para rever conceitos explorados em sala de aula e observar in loco, obras já estudadas.
Carlos Dias
