MINEDU 24 02 VF

  • Home
  • Agrupamento
    • ORGÃOS de GESTÃO e ADMINISTRAÇÃO
      • Conselho Geral
      • Direção
      • Conselho Administrativo
      • Conselho Pedagógico
      • Coordenadores de Estabelecimento
    • DOCUMENTOS
      • REGULAMENTOS
        • | Regulamento Interno
        • | Regulamento Geral de Proteção de Dados
        • | Regulamento Seguro Escolar
        • | Regulamento Ocupação Espaços
        • | Regulamento dos Cursos Profissionais
        • | Normas para o Uso dos Telemóveis
      • PLANOS E PROJETOS
        • | Plano Curricular 2024-2025
        • | Plano de Melhoria
        • | Projeto de Intervenção do Diretor
      • ARQUIVO
        • | Projeto Educativo 2021-2024
        • | Plano Anual de Atividades 2023-2024
        • | Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital do Agrupamento 2021-2023
        • | Estratégia de Educação para a Cidadania 2021-2024
        • | Critérios de Formação de Turmas
        • | Critérios de Elaboração de Horários
    • AUTOAVALIAÇÃO do AGRUPAMENTO
      • | Legislação relativa ao sistema de avaliação da educação e do ensino não superior
      • | Avaliação externa do AESMO 2015-2016 (Inspeção-Geral de Educação e Ciência, IGEC)
      • RELATÓRIOS
        • | Relatórios de Autoavaliação do AESMO 2016-2019
        • | Relatórios de Autoavaliação do AESMO 2020-2024
    • PUBLICAÇÕES
      • Comunicações
      • Informações
      • Notícias
    • ARQUIVO
      • Arquivo AESMO
      • Arquivo ESAD
  • Escolas
    • ES ANTÓNIO DAMÁSIO
      • Atividades
      • Patrono
      • Localização e Contactos
      • Visita Virtual
    • EB OLIVAIS
      • Atividades
      • Coordenação, Localização e Contactos
    • EB/JI ALICE VIEIRA
      • Atividades
      • Patrono
      • Coordenação, Localização e Contactos
      • Projeto de Requalificação
    • EB/JI MANUEL TEIXEIRA GOMES
      • Atividades
      • Patrono
      • Localização e Contactos
    • EB/JI SARAH AFONSO
      • Atividades
      • Patrono
      • Localização e Contactos
  • Alunos
    • INFORMAÇÕES
      • Calendário Letivo
      • Exames e Provas Finais
      • Matrículas
      • Bolsas de Mérito - ASE
      • Documentos modelo
    • MANUAIS ESCOLARES
    • CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
      • Ensino Pré-Escolar
      • Ensino Básico
      • Ensino Secundário
    • PLANIFICAÇÕES
      • Ensino Pré-Escolar
      • Ensino Básico
      • Ensino Secundário
    • TUTORIAIS ALUNOS
    • OFERTA EDUCATIVA
      • Cursos Científico-Humanísticos
      • Cursos Profissionais
    • LEGISLAÇÃO
  • Docentes
    • COORDENADORES e REPRESENTANTES
    • EQUIPAS
      • Desenvolvimento Tecnológico e Digital
      • ECO Escolas
      • Educação para a Cidadania
      • EMAEI
      • Observatório da Qualidade
      • Segurança Sanitária
      • Promoção e Educação para a Saúde
    • CONTRATAÇÃO
    • FORMAÇÃO
    • MODELOS de DOCUMENTOS e TUTORIAIS
      • Diretores de Turma
      • Documentos Gerais
    • AVALIAÇÃO do DESEMPENHO DOCENTE
      • SADD
      • Legislação (ADD)
      • Modelos de documentos (ADD)
      • Procedimentos e Calendário (ADD)
      • Critérios de Avaliação (ADD)
    • LEGISLAÇÃO
  • Não Docentes
    • CONTRATAÇÃO
    • AVALIAÇÃO do DESEMPENHO
      • Legislação
      • Calendarização
      • Formulários e Fichas
  • PAIS e EE
    • INFORMAÇÕES
    • ASSOCIAÇÕES de PAIS e EE
      • ES António Damásio
      • EB Olivais
      • EB/JI Alice Vieira
      • EB/JI Manuel Teixeira Gomes
      • EB/JI Sarah Afonso
  • Clubes e Projetos
    • CLUBES
      • | Clube Ciência Viva
      • | Clube de Música
      • | Desporto Escolar
      • | Clube Europeu "Damásios na Europa"
      • | Robótica na Educação
  • Serviços
    • SERVIÇOS DE APOIO
      • Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)
      • Educação Especial
    • HORÁRIOS de ATENDIMENTO
    • BIBLIOTECAS
      • Sítio Web das BE
      • BE Recursos Digitais em Linh@
  • CONTACTOS
  • Home
  • Agrupamento
    • ORGÃOS de GESTÃO e ADMINISTRAÇÃO
      • Conselho Geral
      • Direção
      • Conselho Administrativo
      • Conselho Pedagógico
      • Coordenadores de Estabelecimento
    • DOCUMENTOS
      • REGULAMENTOS
        • | Regulamento Interno
        • | Regulamento Geral de Proteção de Dados
        • | Regulamento Seguro Escolar
        • | Regulamento Ocupação Espaços
        • | Regulamento dos Cursos Profissionais
        • | Normas para o Uso dos Telemóveis
      • PLANOS E PROJETOS
        • | Plano Curricular 2024-2025
        • | Plano de Melhoria
        • | Projeto de Intervenção do Diretor
      • ARQUIVO
        • | Projeto Educativo 2021-2024
        • | Plano Anual de Atividades 2023-2024
        • | Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital do Agrupamento 2021-2023
        • | Estratégia de Educação para a Cidadania 2021-2024
        • | Critérios de Formação de Turmas
        • | Critérios de Elaboração de Horários
    • AUTOAVALIAÇÃO do AGRUPAMENTO
      • | Legislação relativa ao sistema de avaliação da educação e do ensino não superior
      • | Avaliação externa do AESMO 2015-2016 (Inspeção-Geral de Educação e Ciência, IGEC)
      • RELATÓRIOS
        • | Relatórios de Autoavaliação do AESMO 2016-2019
        • | Relatórios de Autoavaliação do AESMO 2020-2024
    • PUBLICAÇÕES
      • Comunicações
      • Informações
      • Notícias
    • ARQUIVO
      • Arquivo AESMO
      • Arquivo ESAD
  • Escolas
    • ES ANTÓNIO DAMÁSIO
      • Atividades
      • Patrono
      • Localização e Contactos
      • Visita Virtual
    • EB OLIVAIS
      • Atividades
      • Coordenação, Localização e Contactos
    • EB/JI ALICE VIEIRA
      • Atividades
      • Patrono
      • Coordenação, Localização e Contactos
      • Projeto de Requalificação
    • EB/JI MANUEL TEIXEIRA GOMES
      • Atividades
      • Patrono
      • Localização e Contactos
    • EB/JI SARAH AFONSO
      • Atividades
      • Patrono
      • Localização e Contactos
  • Alunos
    • INFORMAÇÕES
      • Calendário Letivo
      • Exames e Provas Finais
      • Matrículas
      • Bolsas de Mérito - ASE
      • Documentos modelo
    • MANUAIS ESCOLARES
    • CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
      • Ensino Pré-Escolar
      • Ensino Básico
      • Ensino Secundário
    • PLANIFICAÇÕES
      • Ensino Pré-Escolar
      • Ensino Básico
      • Ensino Secundário
    • TUTORIAIS ALUNOS
    • OFERTA EDUCATIVA
      • Cursos Científico-Humanísticos
      • Cursos Profissionais
    • LEGISLAÇÃO
  • Docentes
    • COORDENADORES e REPRESENTANTES
    • EQUIPAS
      • Desenvolvimento Tecnológico e Digital
      • ECO Escolas
      • Educação para a Cidadania
      • EMAEI
      • Observatório da Qualidade
      • Segurança Sanitária
      • Promoção e Educação para a Saúde
    • CONTRATAÇÃO
    • FORMAÇÃO
    • MODELOS de DOCUMENTOS e TUTORIAIS
      • Diretores de Turma
      • Documentos Gerais
    • AVALIAÇÃO do DESEMPENHO DOCENTE
      • SADD
      • Legislação (ADD)
      • Modelos de documentos (ADD)
      • Procedimentos e Calendário (ADD)
      • Critérios de Avaliação (ADD)
    • LEGISLAÇÃO
  • Não Docentes
    • CONTRATAÇÃO
    • AVALIAÇÃO do DESEMPENHO
      • Legislação
      • Calendarização
      • Formulários e Fichas
  • PAIS e EE
    • INFORMAÇÕES
    • ASSOCIAÇÕES de PAIS e EE
      • ES António Damásio
      • EB Olivais
      • EB/JI Alice Vieira
      • EB/JI Manuel Teixeira Gomes
      • EB/JI Sarah Afonso
  • Clubes e Projetos
    • CLUBES
      • | Clube Ciência Viva
      • | Clube de Música
      • | Desporto Escolar
      • | Clube Europeu "Damásios na Europa"
      • | Robótica na Educação
  • Serviços
    • SERVIÇOS DE APOIO
      • Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)
      • Educação Especial
    • HORÁRIOS de ATENDIMENTO
    • BIBLIOTECAS
      • Sítio Web das BE
      • BE Recursos Digitais em Linh@
  • CONTACTOS
05 Ago.2024

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL E EM PORTUGAL: DISCUTIR PRINCÍPIOS E PRÁTICAS; DESENHAR FUTUROS; AFIRMAR A INCLUSIVIDADE

Agradecemos melhor divulgação da Ação de Formação "DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL E EM PORTUGAL: DISCUTIR PRINCÍPIOS E PRÁTICAS; DESENHAR FUTUROS; AFIRMAR A INCLUSIVIDADE", na modalidade E-Learning (online) realizada em parceria com Faculdade de Educação da Universidade de S. Paulo e o CFEAS, destinada a educadores de infância, docentes dos ensinos básicos e secundário e de educação especial

Formadores:  Equipa USP e CFEAS

Duração: 42 horas (Acreditadas para efeitos da progressão da carreira de educadores de infância, docentes dos ensinos básicos e secundário e de educação especial).

Modalidade de realização: E-learning (online)

Objetivos

Visando capacitar os formandos para os desafios da inclusão à escola e aos professores, em particular os que configuram o Decreto-Lei 54/2018, pretende-se desenvolver os objetivos seguintes:

Conhecer as diferentes conceções sobre a educação inclusiva no contexto educativo português e brasileiro;

Contribuir para a emergência de uma abordagem informada e crítica do Decreto-Lei e de outros documentos de política educativa, identificando potencialidades e eventuais constrangimentos

Reconhecer a importância do Decreto-Lei nº54/2018 e de outros documentos de política educativa, na concretização das ideias de uma escola e sociedade inclusivas;

Capacitar os docentes para a implementação do enquadramento legal da educação inclusiva

Estimular a criação de redes de colaboração entre docentes e também com equipas multidisciplinares

Sistematizar metodologias de análise de necessidades, gestão de recursos, implementação de medidas e avaliação para a aprendizagem e da aprendizagem

Conhecer a aplicar as Medidas de Suporte à Aprendizagem;

Valor da formação: Gratuita para os formandos, sujeita à inscrição e às vagas disponíveis

CRONOGRAMA

Data                                    N.º de horas

               

Síncronas *                                                                   Assíncronas **     Total de horas (sessão)

14 agosto 2024 17h00 - 20h00                   (30 minutos) até 23 de agosto   3h30

21 agosto 2024 17h00 - 20h00                   (30 minutos) até dia 30 de agosto 3h30

28 agosto 2024 17h00 - 20h00                   (30 minutos) até dia 13 de setembro 3h30

11 setembro 2024 17h00 - 20h00             (30 minutos) até dia 20 de setembro 3h30

18 de setembro 2024 17h00 - 20h00       (30 minutos) até dia 27 de setembro 3h30

25 de setembro 2024 17h00 - 20h00       (30 minutos) até dia 04 de outubro 3h30

02 de outubro 2024 17h00 - 20h00         (30 minutos) até dia 11 de outubro3h30

09 de outubro 2024 17h00 - 20h00          (30 minutos) até dia 18 de outubro 3h30

16 de outubro de 2024  17h00 - 20h00   (30 minutos) até dia 25 de outubro 3h30

23 de outubro de 2024  17h00 - 20h00   (30  minutos) até dia 08 de novembro 3h30

30 de outubro de 2024  17h00 - 20h00   (30 minutos) até dia 22 de novembro    3h30

06 de novembro 2024    17h00 - 20h00  

Total de horas: 42

* Sessões síncronas – Em que todos estão presentes em simultâneo.

** Sessões assíncronas – as datas e horas são meramente indicativas, sendo as tarefas previstas a realizar no horário que o/a estudante considerar mais adequado, cumprindo as horas previstas.

NOTA: O cronograma pode vir a sofrer alterações, de acordo com os interesses da organização

Em caso de n.º insuficiente, a Organização reserva-se o direito de anular ou adiar a formação.

Nº de vagas previstas: 10, seguindo a ordem de entrada de inscrição com prioridade para os docentes que lecionam em escolas associadas do CFEAS

Link para inscrição:

https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/

Para mais informações: http://www.cfantoniosergio.edu.pt/

  • Anterior
  • Seguinte

Agenda do Plano Anual de Atividades do Agrupamento

INOVAR paa Q

Clique aqui para consultar a Agenda do Plano Anual de Atividades do Agrupamento

SELOESCOLASAUDAVEL

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SANTA MARIA DOS OLIVAIS

 Escola Secundária António Damásio (Sede do Agrupamento)

Av. Dr. Francisco Luís Gomes 1800-178 Lisboa