MINEDU 24 02 VF

  • Home
  • Agrupamento
    • ORGÃOS de GESTÃO e ADMINISTRAÇÃO
      • Conselho Geral
      • Direção
      • Conselho Administrativo
      • Conselho Pedagógico
      • Coordenadores de Estabelecimento
    • DOCUMENTOS
      • REGULAMENTOS
        • | Regulamento Interno
        • | Regulamento Geral de Proteção de Dados
        • | Regulamento Seguro Escolar
        • | Regulamento Ocupação Espaços
        • | Regulamento dos Cursos Profissionais
        • | Normas para o Uso dos Telemóveis
      • PLANOS E PROJETOS
        • | Plano Curricular 2024-2025
        • | Plano de Melhoria
        • | Projeto de Intervenção do Diretor
      • ARQUIVO
        • | Projeto Educativo 2021-2024
        • | Plano Anual de Atividades 2023-2024
        • | Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital do Agrupamento 2021-2023
        • | Estratégia de Educação para a Cidadania 2021-2024
        • | Critérios de Formação de Turmas
        • | Critérios de Elaboração de Horários
    • AUTOAVALIAÇÃO do AGRUPAMENTO
      • | Legislação relativa ao sistema de avaliação da educação e do ensino não superior
      • | Avaliação externa do AESMO 2015-2016 (Inspeção-Geral de Educação e Ciência, IGEC)
      • RELATÓRIOS
        • | Relatórios de Autoavaliação do AESMO 2016-2019
        • | Relatórios de Autoavaliação do AESMO 2020-2024
    • PUBLICAÇÕES
      • Comunicações
      • Informações
      • Notícias
    • ARQUIVO
      • Arquivo AESMO
      • Arquivo ESAD
  • Escolas
    • ES ANTÓNIO DAMÁSIO
      • Atividades
      • Patrono
      • Localização e Contactos
      • Visita Virtual
    • EB OLIVAIS
      • Atividades
      • Coordenação, Localização e Contactos
    • EB/JI ALICE VIEIRA
      • Atividades
      • Patrono
      • Coordenação, Localização e Contactos
      • Projeto de Requalificação
    • EB/JI MANUEL TEIXEIRA GOMES
      • Atividades
      • Patrono
      • Localização e Contactos
    • EB/JI SARAH AFONSO
      • Atividades
      • Patrono
      • Localização e Contactos
  • Alunos
    • INFORMAÇÕES
      • Calendário Letivo
      • Exames e Provas Finais
      • Matrículas
      • Bolsas de Mérito - ASE
      • Documentos modelo
    • MANUAIS ESCOLARES
    • CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
      • Ensino Pré-Escolar
      • Ensino Básico
      • Ensino Secundário
    • PLANIFICAÇÕES
      • Ensino Pré-Escolar
      • Ensino Básico
      • Ensino Secundário
    • TUTORIAIS ALUNOS
    • OFERTA EDUCATIVA
      • Cursos Científico-Humanísticos
      • Cursos Profissionais
    • LEGISLAÇÃO
  • Docentes
    • COORDENADORES e REPRESENTANTES
    • EQUIPAS
      • Desenvolvimento Tecnológico e Digital
      • ECO Escolas
      • Educação para a Cidadania
      • EMAEI
      • Observatório da Qualidade
      • Segurança Sanitária
      • Promoção e Educação para a Saúde
    • CONTRATAÇÃO
    • FORMAÇÃO
    • MODELOS de DOCUMENTOS e TUTORIAIS
      • Diretores de Turma
      • Documentos Gerais
    • AVALIAÇÃO do DESEMPENHO DOCENTE
      • SADD
      • Legislação (ADD)
      • Modelos de documentos (ADD)
      • Procedimentos e Calendário (ADD)
      • Critérios de Avaliação (ADD)
    • LEGISLAÇÃO
  • Não Docentes
    • CONTRATAÇÃO
    • AVALIAÇÃO do DESEMPENHO
      • Legislação
      • Calendarização
      • Formulários e Fichas
  • PAIS e EE
    • INFORMAÇÕES
    • ASSOCIAÇÕES de PAIS e EE
      • ES António Damásio
      • EB Olivais
      • EB/JI Alice Vieira
      • EB/JI Manuel Teixeira Gomes
      • EB/JI Sarah Afonso
  • Clubes e Projetos
    • CLUBES
      • | Clube Ciência Viva
      • | Clube de Música
      • | Desporto Escolar
      • | Clube Europeu "Damásios na Europa"
      • | Robótica na Educação
  • Serviços
    • SERVIÇOS DE APOIO
      • Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)
      • Educação Especial
    • HORÁRIOS de ATENDIMENTO
    • BIBLIOTECAS
      • Sítio Web das BE
      • BE Recursos Digitais em Linh@
  • CONTACTOS
  • Home
  • Agrupamento
    • ORGÃOS de GESTÃO e ADMINISTRAÇÃO
      • Conselho Geral
      • Direção
      • Conselho Administrativo
      • Conselho Pedagógico
      • Coordenadores de Estabelecimento
    • DOCUMENTOS
      • REGULAMENTOS
        • | Regulamento Interno
        • | Regulamento Geral de Proteção de Dados
        • | Regulamento Seguro Escolar
        • | Regulamento Ocupação Espaços
        • | Regulamento dos Cursos Profissionais
        • | Normas para o Uso dos Telemóveis
      • PLANOS E PROJETOS
        • | Plano Curricular 2024-2025
        • | Plano de Melhoria
        • | Projeto de Intervenção do Diretor
      • ARQUIVO
        • | Projeto Educativo 2021-2024
        • | Plano Anual de Atividades 2023-2024
        • | Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital do Agrupamento 2021-2023
        • | Estratégia de Educação para a Cidadania 2021-2024
        • | Critérios de Formação de Turmas
        • | Critérios de Elaboração de Horários
    • AUTOAVALIAÇÃO do AGRUPAMENTO
      • | Legislação relativa ao sistema de avaliação da educação e do ensino não superior
      • | Avaliação externa do AESMO 2015-2016 (Inspeção-Geral de Educação e Ciência, IGEC)
      • RELATÓRIOS
        • | Relatórios de Autoavaliação do AESMO 2016-2019
        • | Relatórios de Autoavaliação do AESMO 2020-2024
    • PUBLICAÇÕES
      • Comunicações
      • Informações
      • Notícias
    • ARQUIVO
      • Arquivo AESMO
      • Arquivo ESAD
  • Escolas
    • ES ANTÓNIO DAMÁSIO
      • Atividades
      • Patrono
      • Localização e Contactos
      • Visita Virtual
    • EB OLIVAIS
      • Atividades
      • Coordenação, Localização e Contactos
    • EB/JI ALICE VIEIRA
      • Atividades
      • Patrono
      • Coordenação, Localização e Contactos
      • Projeto de Requalificação
    • EB/JI MANUEL TEIXEIRA GOMES
      • Atividades
      • Patrono
      • Localização e Contactos
    • EB/JI SARAH AFONSO
      • Atividades
      • Patrono
      • Localização e Contactos
  • Alunos
    • INFORMAÇÕES
      • Calendário Letivo
      • Exames e Provas Finais
      • Matrículas
      • Bolsas de Mérito - ASE
      • Documentos modelo
    • MANUAIS ESCOLARES
    • CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
      • Ensino Pré-Escolar
      • Ensino Básico
      • Ensino Secundário
    • PLANIFICAÇÕES
      • Ensino Pré-Escolar
      • Ensino Básico
      • Ensino Secundário
    • TUTORIAIS ALUNOS
    • OFERTA EDUCATIVA
      • Cursos Científico-Humanísticos
      • Cursos Profissionais
    • LEGISLAÇÃO
  • Docentes
    • COORDENADORES e REPRESENTANTES
    • EQUIPAS
      • Desenvolvimento Tecnológico e Digital
      • ECO Escolas
      • Educação para a Cidadania
      • EMAEI
      • Observatório da Qualidade
      • Segurança Sanitária
      • Promoção e Educação para a Saúde
    • CONTRATAÇÃO
    • FORMAÇÃO
    • MODELOS de DOCUMENTOS e TUTORIAIS
      • Diretores de Turma
      • Documentos Gerais
    • AVALIAÇÃO do DESEMPENHO DOCENTE
      • SADD
      • Legislação (ADD)
      • Modelos de documentos (ADD)
      • Procedimentos e Calendário (ADD)
      • Critérios de Avaliação (ADD)
    • LEGISLAÇÃO
  • Não Docentes
    • CONTRATAÇÃO
    • AVALIAÇÃO do DESEMPENHO
      • Legislação
      • Calendarização
      • Formulários e Fichas
  • PAIS e EE
    • INFORMAÇÕES
    • ASSOCIAÇÕES de PAIS e EE
      • ES António Damásio
      • EB Olivais
      • EB/JI Alice Vieira
      • EB/JI Manuel Teixeira Gomes
      • EB/JI Sarah Afonso
  • Clubes e Projetos
    • CLUBES
      • | Clube Ciência Viva
      • | Clube de Música
      • | Desporto Escolar
      • | Clube Europeu "Damásios na Europa"
      • | Robótica na Educação
  • Serviços
    • SERVIÇOS DE APOIO
      • Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)
      • Educação Especial
    • HORÁRIOS de ATENDIMENTO
    • BIBLIOTECAS
      • Sítio Web das BE
      • BE Recursos Digitais em Linh@
  • CONTACTOS
08 Set.2021

Mensagem de Abertura do Ano Escolar 2021-2022

Em primeiro lugar quero dar-vos as boas-vindas ao Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais e ao ano escolar 2021-2022.

Esperamos que o atual ano escolar seja mais tranquilo em temos sanitários, de modo a podermos focar a nossa energia no que é essencial na escola, ensinar e fazer aprender; contribuir de uma forma intencional para que os nossos alunos sejam crianças e jovens felizes, cidadãos ativos e participantes na construção de uma sociedade mais justa, que alimente com bons nutrientes a dignidade humana; que respeite os recursos da Terra e aprenda a relacionar-se com culturas distintas, cultivando a aceitação e a tolerância.

Para isso, contamos com o rigor do nosso conhecimento, o treino das nossas competências, o empenho e a motivação no trabalho de cada dia e a boa cooperação das famílias.

O contexto de pandemia da doença COVID-19, que atravessamos, leva-nos a organizar o funcionamento de um ano letivo suportado pela experiência dos dois anos anteriores e pela atenção diária, que vamos dando às orientações da Direção Geral de Saúde (DGS).

Na sequência da Resolução do Conselho de Ministros nº 90/2021, de 07 de julho, e de outras orientações do Ministério da Educação, a Direção do Agrupamento, ouvido o Conselho Pedagógico, delineou um conjunto de medidas excecionais para o atual ano letivo relacionadas com a organização dos regimes do processo de ensino e aprendizagem: presencial, que constitui o regime regra, o misto e o não presencial e a promoção da segurança sanitária das escolas, o que envolveu a atualização do Plano de Contingência do Agrupamento (a publicar brevemente).

A - Organização e Funcionamento do Ano letivo

No sentido de evitar ajuntamentos das crianças e dos alunos na entrada e saída da escola, recreios e refeitórios e permitir uma melhor orientação espacial de crianças e adultos e, ao mesmo tempo, uma higienização mais eficaz do espaço e dos equipamentos decidiu-se pelo(a):

  1. desfasamento de horários de entrada e de saída nas escolas EB1/JI;
  2. definição de circuitos de acesso às escolas e de circulação interna;
  3. boa gestão dos acessos e instalações escolares para a prática da Educação Física;
  4. aumento de espaços para refeitório e o desfasamento de horários entre turmas, no período de almoço;
  5. alargamento do horário de funcionamento da Escola Básica dos Olivais (EBO) e da Escola Secundária António Damásio (ESAD), entre as 8:00h e as 18:30h.

A distribuição das turmas nos turnos da manhã e nos turnos da tarde, assim como nos dois turnos é condicionada pela carga curricular inerente a cada ano de escolaridade.

            Assim:

  • 5º e 6º anos, uma turma do 7º ano e duas turmas do 8º ano (de alunos com determinadas necessidades específicas) têm aulas preferencialmente no turno da manhã;
  • 7º, 8º e 9º anos têm aulas preferencialmente no turno da tarde;
  • 10º e 11º anos do ensino secundário profissional têm aulas de manhã e de tarde;
  • 10º ano do ensino secundário regular (ESR) tem aulas no turno da tarde e três dias também de manhã;
  • 11º ano do ESR tem aulas no turno da manhã e três dias também de tarde;
  • 12º ano tem aulas no turno da manhã.

B - Normas de Proteção Sanitária, de Higiene e de Segurança

Devem ser cumpridas, escrupulosamente, as normas de proteção sanitária, de higiene e de segurança próprias preconizadas pelas autoridades de saúde, nomeadamente:

  1. Utilizar máscaras no interior da escola (dentro e fora da sala de aula, exceto nas situações em que a especificidade da função não o permita) e no percurso casa-escola-casa;
  2. Antes de entrar nas salas, os membros da comunidade educativa devem desinfetar as mãos com uma solução antisséptica de base alcoólica, disponível em vários locais da escola;
  3. Lavar as mãos, com água e sabão, frequentemente, esfregando-as bem durante, pelo menos, 20 segundos;
  4. Reforçar a lavagem das mãos antes e após as refeições, antes e após as aulas, antes e após o uso da casa de banho e sempre que estejam sujas;
  5. Usar lenços de papel (de utilização única) para assoar, deitá-los num caixote do lixo depois de utilizados e lavar as mãos, com água e sabão, de seguida;
  6. Tossir ou espirrar para a zona interior do braço, com o cotovelo fletido, e nunca para as mãos;
  7. Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca;
  8. Manter o distanciamento físico, dentro e fora do espaço escolar (é muito importante que fora do espaço escolar os alunos continuem a respeitar estas regras);
  9. Não partilhar material escolar, canetas, lápis, papel, etc.

C – Calendarização da Abertura do Ano Escolar

  1. A divulgação das turmas no INOVAR ocorrerá no dia 08 de setembro, ao final do dia, sendo afixadas, nas respetivas escolas, no dia 09 de setembro.
  2. A receção às crianças e aos alunos ocorrerá nos dias 15 e 16 de setembro, nas respetivas escolas, a partir das 9:00h, segundo calendário a divulgar na Página Web do Agrupamento:

15 de setembro - Crianças e alunos que estão pela primeira vez na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico e alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico (5º e 6º anos).

16 de setembro - Alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário (Regular e Profissional).

  1. O início das atividades educativas e letivas terá lugar a:

16 de setembro - Educação Pré-Escolar e os 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.

17 de setembro – 3º Ciclo e Ensino Secundário (Regular e Profissional).

  1. A informação sobre os horários das turmas estará disponível no Inovar Consulta, em data a divulgar na Página Web do Agrupamento, sendo as credenciais de acesso enviadas para o correio eletrónico do encarregado de educação (EE).

Estamos a trabalhar para que a abertura do ano letivo 2021/2022 corra da melhor forma possível, para a nossa comunidade, exigindo de cada um de nós o dever cívico de termos comportamentos responsáveis. A colaboração de todos no cumprimento das orientações da DGS e das orientações da Escola revela-se essencial.

Com o empenho e a colaboração de todos, encontraremos, com certeza, a melhor resposta a cada um dos desafios.

Desejo-vos muita saúde e um ótimo ano letivo 2021-2022.

A Diretora, Jesuína Maria Pereira

Lisboa, 07/09/2021

 

  • Anterior
  • Seguinte

Agenda do Plano Anual de Atividades do Agrupamento

INOVAR paa Q

Clique aqui para consultar a Agenda do Plano Anual de Atividades do Agrupamento

SELOESCOLASAUDAVEL

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SANTA MARIA DOS OLIVAIS

 Escola Secundária António Damásio (Sede do Agrupamento)

Av. Dr. Francisco Luís Gomes 1800-178 Lisboa