Turmas de Ciências e Tecnologias na Conferência de Natal de CIÊNCIAS da FCUL
A Conferência de Natal de 2025, realizada no passado dia 12 de dezembro, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa) constituiu um momento de divulgação científica e de contacto privilegiado com o ensino superior para cerca de 600 alunos do ensino secundário, entre os quais se incluíram as cinco turmas de Ciências e Tecnologias do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais.
A participação da escola integrou uma ação organizada pelos docentes de Biologia - Maria Cecília Shore, Isabel Ribeiro, Sónia Cunha e André Ferreira - com o acompanhamento das docentes Maria Deolinda Marques, Carla Amaral, Isabel Plancha e Ana Meira. Na abertura da conferência, o diretor de Ciências ULisboa, Luís Carriço, sublinhou a importância de aproximar os jovens da universidade, incentivando-os a olhar para a Faculdade como um espaço de aprendizagem, partilha e construção de futuro.
A sessão científica teve início com a intervenção de Ana Catarina Monteiro, professora convidada do Departamento de Ciências Matemáticas, que apresentou a matemática de forma surpreendente e acessível. Através de um truque envolvendo simples operações aritméticas realizadas com a calculadora do telemóvel, conseguiu envolver toda a plateia e demonstrar o poder da matemática, contribuindo para a sua desmistificação junto dos jovens.
Seguiu-se João Duarte, geólogo e professor do Departamento de Ciências da Terra e Energia, que desafiou os estudantes a refletir sobre a possibilidade da existência de vida noutros planetas. A sua intervenção destacou a geologia planetária e deixou a mensagem de que poderá ser a geração destes alunos a fazer descobertas decisivas nesta área, aproximando a ciência das expectativas e do futuro dos jovens.
A encerrar, Rui Agostinho, professor jubilado do Departamento de Física e referência nacional na área da Astronomia, abordou o tema das colisões de asteroides com a Terra. Partindo de exemplos históricos e de missões espaciais recentes, como a DART e a HERA, da Agência Espacial Europeia, destacou o contributo da ciência para a compreensão e prevenção destes fenómenos.
O evento contou ainda com a participação musical da Vicentuna e terminou num animado convívio natalício, proporcionando aos alunos uma experiência marcante, onde o Natal também se viveu com ciência.
André Ferreira, Maria Cecília Shore, Isabel Ribeiro e Sónia Cunha.
