Projeto ComSequências
O Projeto ComSequências tem como objetivo principal a elaboração de atividades, de caráter lúdico, que possam ser aplicadas nos vários anos de escolaridade (do pré-escolar ao 12.º ano), e que ajudem a promover a articulação curricular vertical na disciplina de Matemática.
As coordenadoras do projeto elaboram as propostas de atividades a serem aplicadas nos vários anos de escolaridade pelos professores que aderiram ao projeto, uma vez que este é facultativo. As propostas de atividades são tornadas definitivas após as alterações sugeridas pelos coordenadores de ano/ciclo.
Os trabalhos realizados pelos alunos serão, no final de cada período, apresentados à comunidade escolar, nos suportes considerados mais convenientes.
Objetivos
Com o projeto pretende-se contribuir para:
- melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem;
- incrementar o trabalho colaborativo entre os professores;
- alargar o conhecimento dos professores, no que se refere aos conceitos e capacidades desenvolvidas em cada nível de ensino;
- integrar processos digitais no ensino e na aprendizagem da matemática.
Principais atividades a realizar
Pelas coordenadoras do projeto:
- identificar temas que constem das Aprendizagens Essenciais dos vários ciclos de ensino e que permitam a gestão articulada do currículo vertical;
- elaborar atividades que possam ser aplicadas nos vários anos de escolaridade pelos professores que aderirem ao projeto;
- reunir regularmente com os professores/coordenadores de ano para discutir / planificar atividades e avaliar o trabalho desenvolvido pelos alunos;
- apresentar à comunidade escolar os trabalhos elaborados pelos alunos, no âmbito das atividades propostas, nos suportes considerados mais convenientes (cartazes, objetos, vídeos, textos/vídeos/fotografias a publicar na página da escola, ...).
Pelos educadores de infância/professores participantes:
- adaptar à turma as atividades elaboradas pelas coordenadoras do projeto, tendo por base a faixa etária / ano de escolaridade / conhecimento dos seus alunos;
- recolher a opinião dos alunos sobre as atividades em que participaram, e enviá-la às coordenadoras do projeto;
- recolher os materiais realizados pelos alunos para serem utilizados numa exposição a realizar em cada período.
Público-alvo
Todas as crianças/alunos do pré-escolar ao 12.º ano.
Professoras Coordenadoras
Maria Amália Pinto e
Susete Malaca
Professores Dinamizadores
Educadores de infância e professores de todos os anos de escolaridade.