A Ler sou livre

O sucesso nas aprendizagens a português tem consequências nas restantes aprendizagens e no futuro sucesso académico dos alunos. Intervenção direta com crianças e alunos do pré-escolar e do 1º ano do 1º ciclo, incentivando e facilitando a aquisição da leitura e da escrita. Promoção de competências no desenvolvimento da linguagem, competências de consciência fonológica, facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita.

Objetivos:

  •  Promover a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem a português antes e com o início da aprendizagem formal;
  • Promover o desenvolvimento de competências de leitura e escrita, incluindo de competências preditoras do sucesso da aprendizagem da linguagem escrita (consciência fonológica, lexical, sintática, literacia emergente, entre outras);
  • Envolver os pais na aprendizagem escolar, nomeadamente na aprendizagem da leitura e da escrita;
  • Colaborar num diagnóstico o mais precoce possível de dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita para adoção de medidas do D.L. 54/2018.

 Atividades:

Sessões semanais com alunos do pré-escolar que iniciem o 1º Ciclo no ano letivo seguinte; sessões semanais com grupo de alunos do 1º ano, identificados pelo professor titular no início do ano; Todas estas atividades são realizadas em articulação com os educadores/professores titulares de turma, em sala de aula e durante o tempo letivo; São construídas atividades para realização em família durante as interrupções letivas; Realiza-se uma reunião de sensibilização com pais, dotando-os de competências na Leitura a Par.

Público-alvo: (quando o Projeto/Clube está aberto aos alunos, não esquecer o grupo etário/ano(s) de escolaridade/ciclo de ensino a que se destina)

  • Alunos da Educação Pré-Escolar que iniciam o 1º ano no ano seguinte;
  • Alunos do 1º ano que podem beneficiar com esta intervenção.

Coordenador

Ana Cristina Santos- Psicóloga