Megafone dos Direitos Humanos
O Megafone dos Direitos Humanos é um projeto coordenado pela Associação Mais Cidadania que visa, em parceria com o INMUNE – Instituto da Mulher Negra e a Human Rights Academy, educar para os Direitos Humanos, promover o ativismo como forma de atuar na sociedade em defesa dos Direitos Humanos (DH) e contribuir para a influência da opinião e das políticas públicas de modo a promover processos de mudança da sociedade no que diz respeito à Discriminação, Racismo e Discurso de Ódio. São também parceiros neste projeto a Escola Secundária António Damásio e .o Agrupamento de Escolas D. Dinis, em Marvila.
Este projeto está enquadrado no programa Cidadãos Ativ@s, uma componente dos EEA Grants que visa apoiar organizações não-governamentais. O programa é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, e é gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.
Este projecto terá a duração de dois anos (2021/22 e 2022/23) para as turmas de 10º ano e de um ano (2021/22) para os alunos das turmas de 11º ano.
Objetivos
- atuar no sentido de provocar o debate e reflexão junto dos jovens;
- criar condições para que os jovens possam atuar na defesa de causas, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária;
- capacitar para a promoção dos DH jovens e professores envolvidos no projeto.
Atividades
- oficinas de formação;
- produção de campanhas;
- realização de ações de ativismo;
- intercâmbio de alguns alunos com os jovens da organização parceira Human Rights Academy - HRA , em Oslo, Noruega.
Público-alvo
Alunos das turmas 10ºD, 10ºE,10ºF,11ºG e 11ºI.
Coordenadores
Fátima Campelo e Isabel Aldeia
Professores dinamizadores
Ana Pereira, Elisabete Lobato, Fátima Campelo, Fátima Teles e Isabel Aldeia