Projeto Ambiente 2020/2021

O Programa Ambiente ESAD 2020-2021 surge no seguimento do projecto iniciado no ano lectivo 2019-2020 com a CML e a Valorsul (programa Ecovalor - separa e ganha no azul e no amarelo) que pretendia sensibilizar para as boas práticas na separação de embalagens e de papel,  através da de acções próprias, de divulgação e distribuição de prospectos informativos, e apetrechamento de depósitos  diferenciados .

Este ano lectivo de 2020-2021 foi alargada a sua intervenção a outras áreas de separação de resíduos, já se tendo iniciando a separação de resíduos orgânicos (castanho) e estando a  estruturar-se a escola para se iniciar a compostagem , a recolha de material eléctrico, pilhas, lâmpadas e de rolhas e a diminuição da utilização de papel através da digitalização de documentos.

A escola está a participar em três  programa:  Programa  Ecovalor - separa e ganha no azul e no amarelo;  Programa Escola electrão e Projecto Green Cork da Quercus.

Objetivos:

  1. Reforçar e aumentar os tipos de depósitos de separação de resíduos   (cinza- indiferenciado, amarelo - embalagens de  metal e plástico, azul - papel, castanho - orgânico, verde- vidro, electrão, cortição e compostor);
  2. Sensibilizar a comunidade educativa para as boas práticas na separação de resíduos;
  3. Diminuir a produção de resíduos indiferenciados pelo aumento da produção de resíduos recicláveis;
  4. Melhorar o circuito de recolha de resíduos indiferenciados e diferenciados no interior da escola;
  5. Diminuir o desperdício de papel.