Projeto Cultural e de Educação Estética e Artística do Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais

Apresentação

Identidade de Agrupamento
Criar equilíbrio entre o conhecimento, o saber, a criatividade e o sentido crítico.
” Saber fazer e saber ser”
Um dos desígnios do Agrupamento é estimular os discentes para uma sensibilidade estética e o gosto e interesse pelas artes literárias, de expressão plástica e performativas, teatro, música e dança, e, neste sentido, o Agrupamento promove anualmente quer um conjunto de iniciativas de reconhecida qualidade, nomeadamente conferências sobre diversas temáticas, celebração de efemérides, visitas de estudo diversas (galerias, monumentos, exposições) e dinamização de idas ao teatro, entre outras, quer o desenvolvimento de trabalho nas áreas disciplinares, interdisciplinar e de educação não formal, como clubes e projetos.

A ideia do projeto nasceu...

A ideia do projeto nasceu com a visão de criar unidade na diversidade e dar maior visibilidade ao que já se faz, e por outro lado, criar condições para ampliar e aprofundar um projeto cultural e de educação estética e artística do Agrupamento, que sabemos ter um impacto positivo no desempenho académico dos alunos.

Um projeto desta natureza é fundamental na educação das crianças e jovens, uma vez que a cultura e a arte têm a capacidade de transformar as pessoas, através da criação de ambientes estimulantes e facilitadores da aprendizagem, da comunicação e do conhecimento cultural. Pretende-se operacionalizar um projeto que seja uma ferramenta social que reúna pessoas de diferentes origens étnicas, culturais, religiosas e socioeconómicas, promovendo uma cidadania ativa e inclusão social; poderá desempenhar um papel importante na melhoria da saúde física, mental e social e é um ponto de partida para a promoção da educação baseada em competências para a vida, convergentes com as áreas de competência do perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).

Objetivos

Desenvolver a literacia cultural e estética dos alunos;
Construir um projeto agregador de todos os atores da comunidade escolar; Facilitar o acesso da comunidade educativa às artes e à cultura;
Despertar nos alunos a criatividade, o conhecimento e o sentido crítico, emoções e sensações, criando um equilíbrio entre a arte, a cultura, a ciência e tecnologia;
Explorar as capacidades artísticas e criativas dos alunos; Explorar o caráter interdisciplinar e transdisciplinar das artes; Promover o trabalho colaborativo;
Promover uma sensibilização ativa integrada nas diferentes áreas do currículo, valorizando o saber, o saber fazer e o saber ser.
Promover os indicadores de sucesso e medidas de inclusão do Projeto Educativo do Agrupamento.

O quê?

Oficinas culturais, exposições ou outras atividades de âmbito cultural, dinamizadas para toda a comunidade escolar.
Espaço de divulgação de todas as atividades culturais do Agrupamento (“cartaz cultural”) nas cinco escolas.

A quem se destina?

Todos os docentes, crianças, alunos e restante comunidade educativa. Destina-se à Educação Pré-Escolar e a todos os ciclos de ensino do Agrupamento, potenciando projetos de mentorias e divulgação dos trabalhos/apresentações entre ciclos de ensino.
As atividades a desenvolver enquadram-se no Projeto Educativo de Agrupamento, no que se refere à articulação curricular vertical no Agrupamento e ligação ao meio envolvente, potenciando a ligação com a família e a comunidade, procurando os pontos a melhorar – Áreas
a necessitar de intervenção.

Como?

Em cada área ou ano de ensino, o educador/professor irá construir uma atividade do tema do currículo ou das áreas de competências do PASEO, introduzindo a arte e a cultura (ponto de vista artístico).
Pretende-se divulgar o trabalho desenvolvido com exposições/apresentações nas cinco escolas ao longo do ano letivo e/ou num dado período de tempo – Dia Cultural do Agrupamento, dinamizando a participação interescolas e abrindo as diferentes escolas a toda a comunidade educativa.
Neste momento, existem as propostas de Oficinas a realizar: “Desafiar`te com Grandes Livros” (dos alunos do ensino secundário para os alunos do 1.º e 2.º ciclos); “Chá e Poesia” (2 e 3.º ciclos).

Quais os custos?

Recursos materiais – a definir em cada oficina, com requisição de materiais às Coordenações de Estabelecimento e Direção. Colaboração da Câmara Municipal para o transporte.
Recursos humanos – educadores e professores das escolas; os alunos; pessoas convidadas.

Quando?

Ao longo do ano letivo 2022-2023, culminando com um dia de partilha no início do 3.º período.

Onde?

Em todas as escolas do Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais: auditório; recreios; salas de aula; laboratórios; bibliotecas; átrios; espaços exteriores e desportivos, etc.

Avaliação

Avaliação intermédia à medida que as atividades/projetos/oficinas se vão desenvolvendo. Avaliação final realizada após a partilha, pelos dinamizadores e participantes.