Programa “Escola Digital”
Horário do Apoio Técnico
Avarias - Problemas Técnicos
5ª feira: das 11:00h às 13:00h
6ª feira: das 14:00h às 16:00h
Horário de devolução e entrega dos kits aos encarregados de educação
3ª feira - das 14:00h às 15:30h
4ª feira - das 14:00h às 15:30h
5ª feira - das 14:00h às 15:30h
Para evitar tempos de espera efetue a marcação de atendimento em https://aesmo.setmore.com/. Agendamentos com marcação têm prioridade sobre os que não tiverem agendamento.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (Assuntos relacionados com entrega e devolução de Kit Escola Digital)
O Programa “Escola Digital” é uma das iniciativas do Plano de Ação para a Transição Digital e dispõe de uma elevada dotação orçamental para viabilizar a digitalização do ensino e das escolas, compreendendo não apenas a distribuição de computadores mas também a formação de professores e a digitalização de manuais escolares. A abordagem privilegia a mobilidade e não uma utilização centrada apenas nas salas de aula.
O pressuposto subjacente a este programa é o de que a tecnologia pode produzir um impacto significativo no ensino e na aprendizagem, o que se repercutirá numa melhor preparação dos alunos para um mundo que está, ele próprio, inegavelmente orientado para a tecnologia.
A utilização da tecnologia digital em sala de aula e em atividades extra-aula contribui para o desenvolvimento de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais das diferentes disciplinas e, de uma forma geral, para a promoção da literacia digital na educação e formação de todos!
O que é?
O Programa “Escola Digital” é promovido pelo Ministério da Educação e gerido pela Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) e assenta em quatro pilares (equipamentos, conectividade, capacitação de professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais se destacam o acesso a equipamentos e a conectividade.
Numa primeira fase, contempla a distribuição de dois kits, aos alunos do escalão A, B e C, que frequentam o ensino básico e o ensino secundário e aos docentes, de acordo com as prioridades definidas. Na fase seguinte a atribuição de kits é alargada a todos os alunos. Os dois kits distribuídos são:
- kit de computador - computador portátil (Tipo I, para alunos do 1.º ciclo do ensino básico; Tipo II, para alunos do 2.º e 3.º ciclos e Tipo III, para alunos do ensino secundário e docentes), auscultador com microfone (headset) e uma mochila;
- kit de conetividade - hotspot (router) e um cartão SIM de dados, uso exclusivamente em contexto educativo e de modo responsável. É disponibilizado um pacote de 12GB de dados por mês. Se acabar o plafond, há a possibilidade de reforço com carregamentos adicionais através das caixas Multibanco, da responsabilidade do Encarregado Educação/Docente, que assume a despesa.
Como usar os Equipamentos?
A entrega destes equipamentos é temporária e gratuita e destina-se a ser usada, exclusivamente, para fins do processo de ensino e aprendizagem.
Como se processa a cedência?
Cada Encarregado de Educação/Docente, no ato de levantamento dos equipamentos, toma conhecimento e assina um “Auto de Entrega” que, entre outras, contém os direitos e deveres de utilização a que está obrigado.
Vantagens de utilização do Kit Escola Digital?
- Possibilidade de utilização de um conjunto de equipamentos de forma gratuita;
- Utilização de internet móvel gratuita a ser utlizada exclusivamente na atividade escolar, inclusivamente, na sala de aula presencial;
- Potenciar as aprendizagens dos alunos, correspondendo às solicitações dos professores e da escola;
- Preparação para o futuro da Escola (por exemplo, desmaterialização dos manuais escolares, realização de avaliação em modo digital, …);
- Capacitar o aluno para a literacia digital.
Quando devolver?
- Os equipamentos têm de ser devolvidos na data de conclusão de cada ciclo de estudos (1.º ciclo – devolução do equipamento no final do 4.º ano; 2.º/3.º ciclos – devolução do equipamento no final do 9.º ano; secundário - devolução do equipamento no final do 12.º ano) e apenas durante a sua permanência no agrupamento;
- Os docentes devem devolver os kits caso saiam do agrupamento;
- Os equipamentos devem ser devolvidos no prazo máximo de uma semana.
Quais as obrigações do Encarregado de Educação/Aluno/Docente?
- Zelar pela conservação dos equipamentos;
- Restituir em boas condições os equipamentos no final do tempo estipulado;
- Suportar os custos de reparação caso haja danos provocados por mau uso;
- Informar a escola sempre que ocorrer perda, avaria ou roubo (caso em que deverá fazer auto de ocorrência junto das entidades competentes e entregar comprovativo na escola);
- Não instalar ou desinstalar programas, a não ser com autorização da Escola;
- Não ceder ou emprestar o equipamento a terceiros.
Disponibilidades da Escola?
- Elaboração de tutoriais e vídeos de apoio para trabalhar com os programas contidos no computador;
- Realização de formação para aprender a utilizar melhor os equipamentos;
- Existência de página de informação sobre a Escola Digital.
GUIÃO DE DESBLOQUEIO CUCO
CUCO é uma tecnologia de segurança exclusiva para computadores, tablets e smartphones.
Esta possibilita que um dispositivo realize um autoteste de conformidade que possibilita o respetivo bloqueio remoto, desbloqueio e localização.
Quando o equipamento é bloqueado surge uma imagem semelhante à seguinte:
O equipamento ainda não se encontra bloqueado?
É necessário efetuar a atualização do Sistema de Segurança CUCO de forma a evitar futuros bloqueios.
Para o efeito realize as seguintes operações:
- Aceda ao endereço https://cuco.softi9.pt/updates, descarregue o utilitário;
- Execute/instale a atualização;
- Reinicie o portátil após a actualização.
O equipamento já se encontra bloqueado?
Para desbloquear realize as seguintes operações:
- Aceda ao site de desbloqueio do Sistema de Segurança CUCO (https://cuco.inforlandia.pt/ucode/);
- Preencha os campos solicitados;
- Clique em mostrar Código;
- Ligue o portátil com o CUCO ativo à internet;
- Insira o código de desbloqueio no portátil bloqueado;
- Execute a atualização do Sistema de Segurança CUCO, descrita no ponto anterior, de forma a evitar futuros bloqueios;
- Reinicie o equipamento.
Para efetuar qualquer um dos procedimentos anteriores poderá também consultar:
ou
https://www.youtube.com/watch?v=Ovxs2F02Cjo
Porque razão ocorre este bloqueio?
Consulte aqui as informações do Aviso de Segurança: http://cuco.softi9.pt/updates/20210517101.pdf
INFORMAÇÃO – LICENÇAS WINDOWS E OFFICE
Os computadores portáteis distribuídos só possuem licença do sistema operativo Windows; não possuem licença para o Microsoft Office.
A pré-instalação do Office 365 poderá ser desinstalada. Em alternativa, através do Portal Office-365 pode ser usado o Word, o Excel e o Powerpoint (utilização online a partir do OneDrive da conta institucional).
Configuração APN para a Vodafone